Revista digital ‘Voyager’ reúne conteúdo sobre ficção científica, horror, crime e fantasia

O projeto de publicação está no Catarse, em formato de apoio recorrente, espécie de assinatura mensal. Saiba mais detalhes nesta edição da coluna NOTAS TROPICAIS, que tem ainda informações sobre o filme “Eduardo e Mônica”, mudanças no mercado de jornais, Livraria Paulus de Guarapuava, plataforma Filmicca e muito mais

A “Voyager” é uma revista digital mensal que nasceu pela Rocket Editorial para formar uma comunidade de leitores apaixonados por narrativas interessantes e ousadas. Entre seus conteúdos, você encontrará entrevistas com criadores, artigos sobre literatura, listas divertidas e histórias de ficção científica, horror, crime e fantasia.

Mensalmente, a tripulação terá acesso à revista, em formato digital estilo “flipbook”, para ser lida confortavelmente, como se lê uma revista impressa – sem o impacto ambiental desta.

Além disso, como tripulante, você fará parte da comunidade da “Voyager”, terá acesso a novidades do mercado editorial, conhecerá novos autores e obras e saberá de diversas ações da editora antes de qualquer outra pessoa.

O projeto está no Catarse, em formato de apoio recorrente, espécie de assinatura mensal. CLIQUE AQUI

Cinema
O aguardado filme “Eduardo e Mônica” estreia em 20 de janeiro. Com Alice Braga e Gabriel Leone nos papéis principais, é um longa-metragem inspirado nos personagens criados por Renato Russo para a canção homônima, presente no disco “Dois” (1986) da Legião Urbana.

Cinema 2
Com direção de Renê Sampaio, “Eduardo e Mônica” é uma história de amor que acompanha o relacionamento de Mônica e Eduardo, que precisam superar as muitas diferenças para viver um grande amor na Brasília dos anos 80.

Site
Com 73 anos de tradição, o jornal Folha de Londrina estreou nesta segunda-feira (10) uma versão reformulada de seu site (www.folhadelondrina.com.br/). O portal passou a ter uma navegação mais intuitiva, que funciona em todas as plataformas digitais (celular, computador etc.).

Tamanho
Por falar em jornais, o novato O Maringá (com site), que circula semanalmente na Cidade Canção, mudou de formato. Com um ano de atividades, o semanário passou do tamanho standard (o chamado “jornalão”) para o berliner (também conhecido como tabloide alemão ou formato germânico).

Edição impressa do jornal pode ser lida em seu site, no formato digital (Foto: Reprodução)

Tamanho 2
“Ao mudar para um formato menor, na realidade O Maringá está se adaptando a exigências dos tempos atuais, em que alguns dos maiores jornais do mundo atendem aos reclames de seus leitores e passam a oferecer uma publicação mais fácil de manusear sem, no entanto, reduzir nada em termos de conteúdo, qualidade e linha editorial”, diz o jornal, citando a mudança recente do Estado de S.Paulo que, pela primeira vez em quase 150 anos de história, adotou o berliner.

Jornais
Nos últimos anos, as mudanças no mercado de publicações impressas têm se acentuado. Quem era jornal standard, passou para o tamanho do tabloide ou berliner. Veja a lista: Gazeta do Povo (hoje apenas no online), Folha de Londrina, O Estado de S.Paulo, Folha de Irati, Jornal do Brasil (que acabou, voltou e foi extinto novamente).

MON
Inaugurada em setembro de 2021 pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), a mostra “OSGEMEOS: Segredos” contabilizou até agora 100 mil ingressos vendidos, e continua em cartaz até abril deste ano. É a maior exposição já promovida pelos artistas Gustavo e Otávio Pandolfo.

MON 2
A mostra em Curitiba é uma produção original da Pinacoteca de São Paulo em parceria com o MON, apresentada pela Copel e viabilizada pelo Governo do Paraná. Os ingressos devem ser adquiridos online (https://museuoscarniemeyer.org.br/home).

Livraria
Em dezembro passado, a Livraria Paulus completou um ano em Guarapuava. Presente em todo o país, a Paulus é uma obra da congregação dos padres e irmãos Paulinos, que tem por carisma evangelizar pelos meios de comunicação. Atua na publicação e distribuição de livros, revistas, jornais, bíblias, cartões, pôsteres, CDs, DVDs.

Livraria 2
A Livraria está localizada no edifício Nossa Senhora de Belém (rua XV de Novembro, 7.466, Centro). O telefone para contato é (42) 3303-2712. A loja funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h; e aos sábados, até as 13h.

Streaming
A Filmicca, plataforma nacional de streaming, tem novidades nesta primeira quinzena de janeiro. Uma é o longa argentino “Os Membros da Família”, de Mateo Bendesky, exibido no Festival de Berlim. Outra é o drama suíço “Sarah Interpreta um Lobisomem”, de Katharina Wyss, exibido no Festival de Veneza e considerado uma joia contemporânea imperdível. Acesso: www.filmicca.com.br

Longa argentino “Os Membros da Família”, de Mateo Bendesky (Foto: Reprodução)

Degustação
A Filmicca disponibiliza de 7 a 31 de janeiro uma degustação gratuita para assinantes e não assinantes, com 4 filmes clássicos restaurados. São eles: “Saco de Pulgas”, de Vera Chytilová (Tchecoslováquia, 1962), “Gertrud”, de Carl Theodor Dreyer (Dinamarca, 1964), “Pai”, de István Szabó (Hungria, 1966) e “Crianças do Hotel América, de Raimundas Banionis (Lituânia, 1990).

Mostra
Estão abertas as inscrições para a Competição Latino-Americana da 11ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema. Serão aceitas obras latino-americanas finalizadas a partir de 2020, sem restrições quanto a gênero ou duração. Os filmes devem abordar temas relacionados a questões socioambientais, tais como: energia, água, mudanças climáticas, consumo, povos e lugares, ativismo socioambiental, resíduos sólidos, contaminação ou poluição, políticas públicas socioambientais, questões urbanas, mobilidade, habitação, alimentação, economia, globalização, vida selvagem, sustentabilidade, entre outras.

Mostra 2
Os selecionados concorrem nas categorias Melhor Longa-Metragem pelo Júri (a partir de 60 minutos), com prêmio de R$ 15 mil; Melhor Curta-Metragem pelo Júri (até 59 minutos), com prêmio de R$ 5 mil; e Melhor Filme pelo Público. A critério do júri, poderão ser concedidas menções honrosas. Os interessados podem inscrever seus filmes até o dia 10 de fevereiro de 2022. O regulamento, formulário de inscrição e outras informações estão disponíveis no site https://ecofalante.org.br/competicao/latina