Panini Comics lança no Brasil ‘edição absoluta’ da clássica graphic novel ‘Batman: A Piada Mortal’

Para quem não sabe, é uma história da DC Comics de temática pesada, explorando o lado mais psicótico do Coringa, arqui-inimigo do Cavaleiro das Trevas. Confira mais detalhes na coluna NOTAS TROPICAIS, que tem ainda informações sobre o Conan da Glénat no Brasil, Companhia das Letras busca parceiros, inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura, cards colecionáveis do Homem-Aranha e muito mais

Entre as dezenas de lançamentos de janeiro de 2022, talvez o mais impactante para os fãs brasileiros de quadrinhos da velha guarda seja “Batman: A Piada Mortal”, da editora Panini Comics. Trata-se da clássica graphic novel da dupla Alan Moore (roteiro) e Brian Bolland (desenhos) que foi publicada originalmente nos anos de 1980.

Para quem não sabe, é uma história da DC Comics de temática pesada, explorando o lado mais psicótico do Coringa, arqui-inimigo do Cavaleiro das Trevas. Desta vez, o Palhaço do Crime passa dos limites, ao atirar em Barbara Gordon e sequestrar o comissário James Gordon.

“Batman: A Piada Mortal” já havia saído outras vezes no Brasil. Mas, agora, a promessa da Panini é de uma “edição absoluta” contendo duas versões: a primeira com a colorização original de John Riggins e a segunda com a pintura refeita por Brian Bolland.

O volume de luxo (formato 20.5×31, capa dura, 288 páginas) também inclui uma HQ curta de Bolland e, pela primeira vez no Brasil, a tradução integral do roteiro de Alan Moore, além de artigos, sketches e curiosidades dos bastidores da produção.

Enfim, um verdadeiro delírio para os colecionadores de gibis. O único problema é o preço deveras salgado (R$ 259,90!).

Cena impactante na HQ de Alan Moore, nesta reprodução do material em inglês (Foto: Ilustrativa)

Conan
Mas o mercado não vive apenas de DC e Marvel. A editora Pipoca e Nanquim (PN) anunciou o lançamento da coleção “Conan, o Cimério”, publicada originalmente pela francesa Glénat. As graphic novels dessa casa europeia trazem uma nova interpretação do trabalho de Robert E. Howard, criador do bárbaro. Por enquanto, o pessoal da PN ainda não divulgou detalhes técnicas da nova coleção, ou seja, como será o formato de cada volume, número de páginas, valores etc.

Conan 2
Inclusive, Conan completará 90 anos de história em 2022. Afinal, ele foi criado em 1932 por Howard, e seus contos eram publicados na revista “Weird Tales”. Mas foi em 1968, com o lançamento de livros de bolso com capas ilustradas por Frank Frazetta, que o cimério realmente chegou ao sucesso. Os contos foram adaptados para quadrinhos dois anos depois e, em seguida, para o cinema e televisão.

Bolsa Qualificação Cultural
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) encerrou no domingo (9) as inscrições para as 3.738 vagas remanescentes do Programa Bolsa Qualificação Cultural. No total, 7.160 trabalhadores e trabalhadoras da Cultura se inscreveram nesta segunda fase. A UEPG deve divulgar o resultado das inscrições deferidas no dia 24 de janeiro. Para a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o número expressivo de inscrições na segunda fase demonstra a importância do programa no cenário pandêmico. “Com a Bolsa Qualificação conseguimos conciliar o conhecimento a uma renda importante para os trabalhadores e trabalhadoras da Cultura num momento em que a pandemia ainda traz seus impactos e incertezas”, afirma.

Companhia
O Grupo Companhia das Letras está com processo aberto para selecionar parceiros em 2022. “Um dos momentos mais aguardados do ano chegou e você não pode perder a oportunidade de receber nossos lançamentos este ano”, diz a Companhia, explicando que as vagas são para produtores de conteúdo sobre livros na internet. Por isso, o grupo editorial está à procura de blogs, sites, podcasts, newsletters, canais de YouTube e perfis literários no Instagram, Twitter, TikTok ou Twitch.

Companhia 2
O formulário de inscrição ficará disponível até 16 de janeiro em bit.ly/parceria2022. A divulgação do resultado está prevista para 10 de fevereiro. Todos os inscritos receberão resposta via e-mail, seja positiva ou negativa.

Morte
Faleceu no último domingo (9 janeiro), aos 96 anos, dona Vanna Pirracini, fundadora da Livraria Leonardo da Vinci. Junto com seu marido, Andrei Duchiade, ela fundou a Leonardo da Vinci em 1952 e deixou um legado cultural e intelectual, sendo considerada por muitos, a maior livreira do país. Em suas redes sociais, a livraria Da Vinci reforçou o papel importante que dona Vanna teve não só para a história da livraria, como para a cultura do Rio de Janeiro e Brasil. “Dona Vanna foi uma livreira à moda clássica. Conhecendo pessoalmente seus clientes, formou uma geração de intelectuais”. As informações são do portal PublishNews.

Prêmio Sesc de Literatura
O Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes e consagrados do país na revelação de novos talentos da literatura nacional, abriu inscrições para a sua edição de 2022. Podem concorrer trabalhos nas categorias Romance e Contos escritos por autores não publicados. Os vencedores assinarão contrato de edição para a publicação das obras pela editora Record, que ficará responsável pela comercialização dos títulos. Em maio, acontece o anúncio dos vencedores e a cerimônia de premiação está marcada para novembro, quando os livros começam a circular.

Prêmio Sesc de Literatura 2
Nas 18 edições anteriores, o Prêmio Sesc revelou nomes como Juliana Leite, Rafael Gallo, Luisa Geisler, André de Leones, Franklin Carvalho, Sheyla Smanioto, Tobias Carvalho e Lucia Bettencourt. As inscrições, gratuitas e online, ficam abertas até o dia 11 de fevereiro. O regulamento completo pode ser acessado no site da premiação.

(Foto: Ilustrativa/Unplash)

Antologia
A Scortecci está com inscrições abertas para a Antologia Scortecci 40 anos. Com o tema livre, podem participar escritores brasileiros, residentes no Brasil ou não, maiores de 16 anos. Serão selecionados 150 autores que serão divididos nos volumes I e II e organizados por nome de autor, em ordem alfabética. As inscrições vão até o dia 30 de abril ou até o preenchimento das 150 vagas.

Antologia 2
Cada autor poderá participar com um ou mais trabalhos de sua autoria, nos gêneros poesias, contos ou crônicas, em duas, três, quatro, cinco ou seis páginas (número máximo de páginas). No cabeçalho de identificação de cada participante constará a biografia do autor, com até 500 caracteres.

Antologia 3
A antologia não é concurso e todos os inscritos terão seus trabalhos publicados, desde que em conformidade com as regras de participação. Não há também a obrigatoriedade de o material enviado para publicação ser inédito e cada inscrição deverá ter obrigatoriamente apenas um autor. O formulário completo está AQUI.

Cards
Com o sucesso das exibições de “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”, a Cinemark preparou uma surpresa especial para os fãs que quiserem conferir mais uma vez a nova aventura de Peter Parker nos cinemas. A partir de agora, quem voltar para assistir a “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” nas salas da Rede ganha um card colecionável dos vilões do filme.

Cads 2
Para resgatar o benefício, basta apresentar o ingresso anterior na bilheteria na compra do bilhete para a nova sessão. A apresentação pode ser feita com o ingresso físico ou por meio do site e APP da Cinemark e da Ingresso.com. Em uma mesma compra, cada ingresso novo dá direito a um card de um dos vilões: Duende Verde, Dr. Octopus e Electro. Juntos, os cards criam uma arte exclusiva do filme. A promoção é válida em todos os complexos da Rede, exceto Cidade Jardim e Village Mall, por tempo limitado e enquanto durarem os estoques. Para mais informações sobre as sessões, acesse o site da Cinemark (https://www.cinemark.com.br/).