Editora Pipoca e Nanquim publicará a coleção ‘Horácio Completo’, um ‘resgate pré-histórico’ do dinossauro filosófico criado por Mauricio de Sousa

São quatro volumes com mais de 300 páginas cada, com mais de mil tabloides resgatados dos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo. Confira também na coluna: lançamento de “Incognegro” pela editora Veneta, Chamada Instituto Cultural Vale 2021, Todavia anuncia livro da historiadora Mary Beard

Um “resgate pré-histórico”, conforme as palavras do pessoal da editora Pipoca e Nanquim. Assim pode ser descrito o lançamento anunciado recentemente. Tudo porque essa casa de quadrinhos (que é também um famoso canal no YouTube) está à frente do projeto de resgate de três décadas de quadrinhos de Mauricio de Sousa (o criador da Turma da Mônica).

Resumindo, o Pipoca e Nanquim publicará a coleção “Horácio Completo”, com tabloides produzidos pelo próprio Mauricio, entre 1963 e 1992. São quatro volumes com mais de 300 páginas cada, com mais de mil tabloides resgatados dos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, terminando com um box resistente que será enviado junto da quarta edição. Tudo em capa dura e com papel couchê colorido de alta gramatura, com textos extras de produção, introdução do Mauricio de Sousa.

O primeiro volume, que cobre de 1963 a 1969), já está em pré-venda no site da Amazon (CLIQUE AQUI). Preço: de R$ 129,90 por R$ 90,90.

“Criado originalmente como coadjuvante para as tiras do Piteco, tempos depois, o simpático dinossauro que ama alface estreou sua própria série semanal, que foi publicada na Folhinha, o suplemento infantojuvenil da Folha de S.Paulo, e, depois, no Estadinho, do jornal Estado de S. Paulo”, diz a descrição do material. Mais do que um dinossaurinho de papel, Horácio é a representação de todos os sentimentos e filosofias de seu criador.

Após quase 30 anos, um dos mais longevos trabalhos do mestre do quadrinho nacional deixa os arquivos para ganhar o mundo em edições dignas dos colecionadores.

Sidão
Por meio de suas redes sociais, o editor Sidney Gusman, o Sidão, explicou que o projeto “Horácio Completo” demandou quase um ano e meio de trabalho. “Compilar a obra mais autoral do Pai da Turma da Mônica numa coleção absolutamente definitiva é uma alegria imensurável!”, disse, acrescentando que é um presente para o Mauricio de Sousa e a todos que amam quadrinhos nacionais. Sidão também elogiou a parceria com os editores da Pipoca e Nanquim: Daniel Lopes, Alexandre Callari e Bruno Zago.

Cronograma
No cronograma divulgado pela Pipoca e Nanquim, o volume 1 de “Horácio Completo” deve ser lançado em 31 de agosto; o volume 2 em 5 de novembro; o terceiro, março de 2022; e o quarto, junho de 2022.

(Foto: Divulgação)

Incognegro
Ainda sobre quadrinhos, a editora Veneta lança no Brasil o livro “Incognegro”, de Mat Johnson e Warren Pleece. Publicado originalmente pela Vertigo, extinto selo de quadrinhos adultos da DC Comics, “Incognegro” se passa nos anos de 1930, quando Zane Pinchback, um repórter de Nova York, é enviado para investigar a prisão de seu próprio irmão, acusado pelo brutal assassinato de uma mulher branca no Mississippi. Enfrentando uma multidão de fazendeiros segregacionistas e homens da Klan prontos para o ataque, Zane precisa permanecer “incognegro” por tempo suficiente para descobrir a verdade por trás deste crime, salvando não apenas seu irmão, mas a si mesmo.

Incognegro 2
“O roteirista Mat Johnson e o desenhista Warren Pleece criam um suspense sobre identidades metamorfas, paixões proibidas e segredos que vão muito além da cor da pele”, da descrição da Veneta. A HQ está em pré-venda no site da editora com 20% de desconto (https://veneta.com.br/produto/pre-venda-incognegro/).

Chamada
O Instituto Cultural Vale está com inscrições abertas até 13 de agosto para chamada que selecionará projetos de todo o Brasil que valorizem a cultura em suas múltiplas manifestações. A iniciativa é realizada com recursos incentivados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Pronac, artigo 18, e a seleção e o aporte da verba serão feitos ainda neste ano de 2021, para execução dos projetos em 2022. Para inscrições e informações, CLIQUE AQUI.

Mary Beard
A editora Todavia anunciou que publicará a obra “Doze Césares”, da historiadora inglesa Mary Beard, autora do best-seller “SPQR: Uma História da Roma Antiga”. Neste novo livro, a autora, que é especialista em antiguidade clássica e um fenômeno literário (e também televisivo), conta a história dos 12 imperadores (entre eles, Júlio César, Nero, Calígula) e mostra como as imagens desses personagens históricos influenciaram a arte, a cultura, e a representação do poder até hoje. Por enquanto, ainda sem data do lançamento.

Deixe um comentário