Diretoria de Cultura da Unicentro convida comunidade para participar da Mostra Poesia de Lombada

“Poesia de Lombada é a arte de juntar livros. Geralmente, se empilham esses livros e, a partir dos títulos, se forma um texto de sentido coerente”, diz professora. Confira esta e outras notas sobre cultura e entretenimento na coluna Notas Tropicais

A Mostra de Poesias e Contos de Lombada está de volta. Nesta segunda edição, a Diretoria de Cultura da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) convida a comunidade para, novamente, exercitar a criatividade. A diretora de Cultura da instituição, professora Níncia Teixeira, explica que a “Poesia de Lombada é a arte de juntar livros. Geralmente, se empilham esses livros e, a partir dos títulos, se forma um texto de sentido coerente”.

A ideia, de acordo com a professora Níncia, remonta um projeto da artista americana Nina Katchadourian. “Em 1993, começou a agrupar livros e formar frases, formar períodos, a partir de bibliotecas públicas e coleções privadas. Depois, ela registrava em fotografias e expunha nessas bibliotecas”, conta.

O sucesso do primeiro varal de Poesia de Lombada da Unicentro, no ano passado, inspirou a realização da 2ª Mostra, neste ano.

Participação
Para participar é fácil: as poesias e minicontos devem ser feitos a partir dos títulos nas lombadas dos livros. As obras devem ser empilhadas e fotografadas. Depois disso, é só enviar a imagem para o e-mail da Diretoria de Cultura, no endereço [email protected] O prazo para enviar as poesias vai até o dia 30 de junho.

Convite
A professora Níncia reforça o convite para que toda a comunidade participe. “É uma forma de trabalharmos com a arte de uma forma bem contemporânea e que gera um impacto nesse momento tão difícil de pandemia”.

Podcast
Com o intuito de levar o conhecimento a mais pessoas, para além da universidade, o professor Plinio Marco de Toni, do Departamento de Psicologia da Unicentro, lança o podcast Ciência do Bilinguismo, que aborda o universo de pessoas que falam dois idiomas. Até o momento, o docente produziu e veiculou dois episódios – um de apresentação do projeto e o outro sobre a temática “Talvez você seja bilíngue e nem saiba”.

Podcast 2
Segundo o professor Plinio, nas produções, os ouvintes poderão conhecer mais sobre o universo bilíngue e seus diversos aspectos. “A gente vai falar sobre aspectos científicos de várias coisas relacionadas ao bilinguismo. Por exemplo: famílias bilíngues, crianças bilíngues, a psicologia do aprendizado de línguas, como a gente pode utilizar o conhecimento científico para exercitar melhor uma língua e também ter mais satisfação na prática diária da língua, como funciona o cérebro bilíngue e várias outras coisas relacionadas com isso”.

Podcast 3
O podcast Ciência do Bilinguismo está disponível no Spotify e no Google Podcasts e, em breve, estará também em outras plataformas de reprodução de áudios. O público também pode interagir com o professor Plinio enviando perguntas por áudio no Instagram @psychologyofbilingualism. Se a pessoa autorizar, a pergunta poderá ser inserida na programação e respondida diretamente em um episódio do podcast.

Turma da Mônica
Com objetivo de orientar as famílias brasileiras para o retorno às aulas presenciais, que tem acontecido de maneira gradual, a Mauricio de Sousa Produções e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) acabam de lançar seu mais novo guia: Cuidados na Escola (https://www.unicef.org/brazil/relatorios/cuidados-na-escola). A cartilha foi desenvolvida pela equipe técnica do Unicef, das áreas de Saúde, Educação e Água, Saneamento e Higiene (Wash, na sigla em inglês) e conta também com informações e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde estaduais e municipais.

Turma da Mônica 2
Depois de meses sem poder frequentar as escolas presencialmente, crianças e adolescentes começam, aos poucos, a retornar às salas de aula em diferentes estados e municípios. Para que todos fiquem protegidos – incluindo estudantes, profissionais que atuam nas escolas e as famílias de cada um –, é preciso reforçar alguns cuidados. O guia, ilustrado pelos personagens do Bairro do Limoeiro, aborda informações e procedimentos de forma didática para que pais, mães e responsáveis orientem suas crianças durante esse retorno.

(Foto: Reprodução)

Turma da Mônica 3
Além das instruções de prevenção, a cartilha dá dicas de como abordar o assunto com os meninos e meninas e atividades a ser realizadas pelas escolas. O material também traz orientações e os cuidados necessários no ambiente escolar – tanto na sala de aula, quanto no transporte e na hora do recreio –, como o uso de máscaras e a higienização frequente das mãos.

Zine
Está no ar mais uma edição do Era Uma Zine, o fanzine eletrônico da Biblioteca Pública do Paraná feito especialmente para o público infantil. O número 63, com o título “Tempo e Matéria”, traz uma história assinada por Luana Mello e uma proposta de atividade inspirada em uma instalação da artista Laura Vince. Os trabalhos da paulistana investigam os processos de alteração da matéria, como entre o sólido, líquido e gasoso. Faça o download AQUI.