Com inscrições abertas, Femucic será no formato online

Músicos brasileiros ou com residência fixa no país podem se inscrever para a mostra. Confira esta e outras notas sobre cultura e entretenimento

O tradicional Femucic – Mostra de Música Cidade Canção está com inscrições abertas para todo o Brasil. Realizada pelo Sesc PR e pela Prefeitura de Maringá, com o apoio da RPC, a 42ª edição do evento será realizada entre os dias 23 e 28 de agosto num formato inédito: pela internet. A proposta deste ano contará com lives de abertura e encerramento com músicos de relevâncias nacional.

A proposta deste ano contará com lives de abertura e encerramento com músicos de relevâncias nacional, além de difundir vídeos de trabalhos autorais de diversas regiões do país – uma das principais características da Mostra de Música Cidade Canção. Os vídeos selecionados pelo edital serão hospedados no canal do Sesc PR no Youtube e exibidos pelo site do Femucic (https://www.sescpr.com.br/femucic/).

Músicos brasileiros ou com residência fixa no país podem se inscrever para a mostra. Conforme edital, as músicas poderão ser instrumentais ou canções em língua portuguesa ou idioma indígena, de caráter popular ou erudito, desde que originais (autorais ou com autorização devida dos compositores) e inéditas no Femucic.

Grátis
A inscrição no Femucic é gratuita e pode ser feita até o dia 5 de julho por um intérprete responsável, que deverá acessar o link de inscrições AQUI, ler o regulamento e preencher todos os campos pertinentes no sistema online de inscrições do Sesc PR.

Inscrição
Cada artista ou grupo deverá obrigatoriamente inscrever três composições, gravadas e apresentadas em formato de vídeo inédito em qualquer plataforma de compartilhamento de vídeo, com veiculação estritamente online. Até 36 propostas musicais inéditas devem ser selecionadas para o Femucic – ano 42. Após análise da Comissão de Seleção, os trabalhos escolhidos serão divulgados pelo mesmo endereço eletrônico, a partir do dia 13 de julho.

Curta-metragem
O cantor e multiartista Novíssimo Edgar, que acaba de lançar novo álbum, dirige o curta-metragem “Erva de Gato”, com Grace Passô, Ítalo Martins e Giulia Del Bel, no elenco. A trilha sonora é assinada pelo músico e produtor Pupillo (ex-Nação Zumbi). O curta, que foi idealizado durante a pandemia, mostra um país dividido em três fronteiras após uma guerra civil e o SUS (o último sistema público de saúde do mundo), localizado num “Estado Autônomo”, representando um oráculo da vida. O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2021.

****************Confira o teaser:

Terça Nobre
Abrir espaços para que músicos de Guarapuava mostrem seus talentos. Esse é o objetivo da Terça Nobre Musical, um evento promovido pela Diretoria de Cultura da Unicentro há alguns anos de forma presencial e que, agora, é retomado de modo remoto. Nessa terça (22 de junho), a noite musical vai homenagem um dos maiores artistas brasileiros: o rei Roberto Carlos. Suas canções serão interpretadas pelos corais da universidade. “Essas apresentações serão feitas pelos corais Unicanto e Opus III da Unicentro. Eles farão interpretações do repertório do cantor e elas serão transmitidas pelo YouTube”, conta a diretora de Cultura da instituição, professora Níncia Borges Teixeira.

Terça Nobre 2
A professora Eliana Fialho, regente dos corais da universidade e diretora do evento, destaca que a homenagem contará com solos de composições e interpretações do cantor, que completou 80 anos, e promete ao público um momento de nostalgia e boas lembranças. “O público deve esperar relembrar as músicas que fizeram sucesso, principalmente entre os que eram jovens naquela época, que hoje já são mais maduros. Vão relembrar grandes sucessos do Roberto Carlos, que nós cantamos e dançamos”, promete.

Terça Nobre 3
A Terça Nobre Musical em homenagem ao rei Roberto Carlos será transmitida a partir das 19 horas, pelo canal da Pró Reitoria de Cultura da Unicentro, a Proec, no YouTube.

Festival
Com o tema “Heranças, presenças e horizontes”, o Festival Literário no Vale do Ribeira (FLI), que tem como objetivo mostrar a diversidade cultural da região paulista, chega a sua nona edição com uma série de encontros literários, diálogos e atrações culturais entre os dias 27 de junho e 3 de julho. Segundo o site PublishNews, entre os confirmados há nomes como Criolo, Kiusam de Oliveira, Itamar Vieira Junior, Preta Ferreira, Rincon Sapiência, Tulipa Ruiz, Bianca Santana, Marcelino Freire, Carla Akotirene, Kaká Werá e Alessandra Devulsky. A extensa programação está disponível no site da Fli e a transmissão ocorrerá pelo canal de YouTube, no Instagram e no Facebook das Oficinas Culturais.

Clipe
A lendária banda Chakal (Thrash Metal), formada em 1986 na tradicional e aquecida cena Heavy Metal de Belo Horizonte, acaba de disponibilizar um novo videoclipe em seu canal no YouTube da música inédita “Blood To Survive”.

Clipe 2
A música inédita “Blood To Survive”, que é uma prévia do álbum novo que a banda vem preparando para lançar futuramente, foi a faixa escolhida. “Esse faixa foi escrita com o pensamento de exploração que existe por parte das classes dominantes, tipo grandes empresas, estruturas governamentais, que sugam o sangue da grande maioria sem que esta se quer perceba e mais que isso, muitas vezes, estes “sugados” acabam por desenvolver uma relação de admiração pelo dominador, como vem acontecendo com nossa sociedade em relação aos políticos”, analisa André Cabelo (guitarrista e vocalista).