Projeto pretende regulamentar cadastro para ‘xepa das vacinas’ em Guarapuava

O Projeto de Lei (PL) 30/2021, de autoria do vereador Sidão Oreiko (DEM), está tramitando na Câmara

Um projeto de lei assinado pelo vereador Sidão Oreiko (DEM) pretende regulamentar um cadastro para vacinação de pessoas com mais de 18 anos com a “xepa das vacinas” contra a Covid-19, em Guarapuava.

Segundo a justificativa do texto de n° 30/2021, a proposta tem relevância na campanha de imunização porque “inexiste […] regulamentação em relação à forma de utilização das sobras das vacinas contra Covid-19”.

“As chamadas ‘xepas’ da vacina contra Covid-19, nada mais são do que as sobras que ficam no recipiente, que não poderão ser utilizadas no dia seguinte do expediente, devido a seu prazo de validade”, cita a justificativa.

O vereador também pontua que, em outros estados e municípios, essas sobras já estão sendo aplicadas na população indicada.

Caso a legislação seja aprovada e regulamentada, qualquer guarapuavano com mais de 18 anos pode se cadastrar na listagem. “A convocação para vacinação será a ordem da lista e ocorrerá de acordo com a disponibilidade das sobras de vacinas da Covid-19”, consta no artigo 5° do PL.

O projeto foi protocolado na última quinta-feira (1° julho) e tramita na Câmara de Vereadores; o autor pede apreciação “em caráter de urgência”.

Deixe um comentário