Em pré-venda no Catarse, ‘Pavilhão’ é HQ sobre luta e sofrimento de personagens marginalizadas

Segundo informações, o gibi financiado pelo edital Aldir Blanc é escrito por Victor Zanellato, com arte e cor por Diogo Mendes, e com arte-final de Aristeu F. dos Santos. Confira esta e outras notas sobre cultura e entretenimento na coluna: ilustrador Tiago Silva, Ciclo de Diálogo com os Municípios, rádio CBN de Ponta Grossa e rede de livrarias Leitura

Segundo trabalho do estúdio Molotov HQ, “Pavilhão” está em pré-venda pelo Catarse (CLIQUE AQUI). A meta é atingir R$ 6.000 (na modalidade flexível) até o próximo dia 9 de julho.

Segundo informações, o gibi financiado pelo edital Aldir Blanc é escrito por Victor Zanellato, com arte e cor por Diogo Mendes, e com arte-final de Aristeu F. dos Santos. Quadrinho inspirado em diversos trechos de músicas de rap dos anos 90 e 2000, que traz uma história de luta e sofrimento de pessoas marginalizadas e complexas, como todo e qualquer ser humano.

“Com esse financiamento coletivo estamos fazendo a pré-venda desse quadrinho que já está em produção, graças ao edital Aldir Blanc, e a secretaria de cultura de Santo André. Além dele, vocês também podem adquirir nosso primeiro quadrinho chamado ‘Assalto ao útero’, onde ambas as histórias se passam no mesmo universo”, diz o material de divulgação da campanha.

Na página do Catarse, é possível conferir uma prévia da HQ:

CLIQUE AQUI

Enredo
O ano é 1996, o lugar é São Paulo. Everson é mais um dos presos da Casa de Detenção de São Paulo, mais conhecida como “Carandiru”. Solitário, deprimido, frustrado e com ódio. Sua infância e adolescência em São Bernardo do Campo, seus amigos, sua família, e todos os acontecimentos e vivências que o levaram até o Carandiru anos depois. Everson cresceu na Vila São Pedro, bairro periférico localizado na divisa de São Bernardo do Campo com Santo André, e em meio a todas as dificuldades que passou com sua mãe Dinorá começou a perceber desde cedo, junto com seus amigos, que suas vidas eram muito diferentes dos brancos das classes mais altas.

Estúdio
O Estúdio Molotov HQ surgiu com a proposta de se fazer quadrinhos com contexto crítico, que abordasse questões sociais e políticas relacionadas à realidade do ABC Paulista e do estado de São Paulo.

Quadrinho inspirado em diversos trechos de músicas de rap dos anos 90 e 2000, que traz uma história de luta e sofrimento de pessoas marginalizadas e complexas (Foto: Divulgação)

Ciclo
Dando sequência à programação do Ciclo de Diálogo com os Municípios, a Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, por meio da Superintendência-Geral da Cultura, traz na videoconferência desta terça-feira (6), a partir das 9h30, a Lei Aldir Blanc e seus desdobramentos em 2021.

Ciclo 2
Serão abordados a reversão dos recursos da Lei Aldir Blanc para os municípios e o papel destes no Programa Bolsa Qualificação Cultural, proposta da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura. O programa levará qualificação e renda a 12 mil trabalhadores e trabalhadoras da Cultura do Estado.

Ciclo 3
Os temas serão apresentados pela superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, pela diretora de Cultura, Elietti de Souza Vilella, e pela coordenadora da Ação Cultural, Mariana Bernal.

Tiago Silva
O ilustrador e designer do jornal Correio do Cidadão, Tiago Silva, passa também a integrar o Canal HP. Toda sexta-feira, uma charge exclusiva do artista, que retornou recentemente à sua terra natal, São João do Ivaí. Ele foi convidado por sua amigo e jornalista Herithon Paulista. “Agradeço meu amigo Tiago, por aceitar esse convite, e mais uma vez estar ao meu lado acrescentando muito com seu talento. Nossa amizade vem de lá da infância. Já trabalhamos juntos no extinto jornal Folha do Ivaí e agora vamos fazer história mais uma vez no Canal HP”, disse Herithon Paulista.

Rádio
A rádio CBN de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, está sob nova direção. Uma parceria entre o Grupo Maringá de Comunicação (GMC), dono da CBN Maringá, MIX Maringá, Maringá FM, a startup Talk Wine e Portal GMC OnLine e o Grupo Verde Vale, de União da Vitória, que tem as rádios CBN Vale do Iguaçu, FM Verde Vale, o Jornal O Comércio e o portal VVale, foi firmada para fortalecer a CBN Ponta Grossa, agregando programas locais. Os dois grupos já haviam firmado parceria semelhante na reativação da CBN Cascavel.

Rádio 2
As principais mudanças nessa nova fase serão o investimento em um departamento comercial profissionalizado e a implantação de uma forte programação local. “Nós vamos estrear já no mês de julho com pelo menos três horas de programação local, a exemplo do que nós fazemos em Cascavel. Estamos contratando o pessoal da cidade, jornalistas pontagrossenses para fazer dois programas: o CBN Ponta Grossa primeira edição, das 10 ao meio-dia e o CBN Ponta Grossa segunda edição. E, além disso, vamos fazer várias entradas vivo de hora em hora”, explica José Roberto Mattos, sócio das operações em Cascavel e Ponta Grossa, via assessoria.

(Foto: Ilustrativa/Unplash)

CBN
O modelo all news da Rede CBN foi pioneiro e, atualmente, está presente nas principais cidades brasileiras, com 43 emissoras (4 próprias e 39 afiliadas) com uma cobertura em 768 cidades, a CBN está presente em 84 das 100 maiores cidades de nosso País e atinge mais de 96 milhões de ouvintes potenciais. A CBN fala para 62% do PIB Nacional. Informação correta, isenta, com espaço para a pluralidade de opiniões e análise crítica do que está por trás dos fatos: este é o conceito do jornalismo praticado pela CBN.

Livrarias
A rede de livrarias Leitura está em expansão. Ela já é a maior do país em número de lojas. Segundo o site PublishNews, a Leitura inaugurou, no último sábado (3 julho), mais uma unidade; desta vez em Caruaru, no agreste pernambucano. Além de livros, a nova loja contará com produtos de papelaria, escritório e escolares, presentes, suprimentos de informática e ainda uma área geek. A unidade ocupa área de 330m² do Caruaru Shopping, é a terceira loja da Leitura em solo pernambucano (as outras duas ficam no Recife) e a 87ª loja da rede no país. E o plano é terminar 2021 com 94 lojas e chegar a 2022, quando a Leitura completa 55 anos, a 100 lojas.

Deixe um comentário