Troféu HQMIX divulga lista dos indicados de sua 33ª edição

A divulgação dos vencedores, após a votação nacional, será no mês de novembro. O evento virtual da entrega dos troféus será dia 27 de novembro, pelas redes sociais do Sesc. Saiba mais nesta coluna NOTAS TROPICAIS, que tem ainda informações sobre 3ª Mostra Arte Surda: “Contemporaneidade”, Flim e “Kent State: Quatro Mortos em Ohio”

O 33° Troféu HQMIX divulgou a lista dos indicados das 26 categorias que agora irão para votação do júri nacional, formado por mais de mais de dois mil profissionais da área de quadrinhos. Foram quatro meses de análise por esse júri de especialistas que indicaram o alto grau da competição entre os inscritos.

Os itens de Projeto Gráfico, Projeto Editorial e Projeto Especial na Pandemia são indicados por júri fechado e serão divulgados mais adiante.

Os de trabalhos de universitários, como TCC, Mestrado e Doutorado, também são escolhidos por um júri fechado de especialistas e divulgados nas próximas semanas.

A divulgação dos vencedores, após a votação nacional, será no mês de novembro. O evento virtual da entrega dos troféus será dia 27 de novembro, pelas redes sociais do Sesc.

Lista
A lista completa está disponível AQUI.

Flim
A Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) está confirmada para 2021: de 8 a 12 de dezembro no formato híbrido. Sob o tema “Memórias”, a festa irá discutir o Brasil e o mundo por meio dos livros. Parte das ações irá ocorrer de forma online; parte, de modo presencial no CAC (Centro de Ação Cultural), em Maringá (região Noroeste). Haverá bate-papos, debates, lançamento de livros, espetáculos culturais. Serão dias de celebração do livro, leitura e literatura.

Arte Surda
A 3ª Mostra Arte Surda: “Contemporaneidade” da Universidade Estadual do Centro-Oeste será nos dias 20, 21, 22 e 23 de setembro, às 19h, com transmissão pelo canal da Unicentro TV no Youtube (www.youtube.com/unicentrotv). Inscreva-se gratuitamente e participe do evento que abrange diferentes vertentes da arte surda. Para realizar sua inscrição, acesse: https://evento.unicentro.br/site/culturasurda/2021/1

Arte Surda 2
A 3ª Mostra de Arte Surda é uma ação do Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná – CAS Guarapuava com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o Departamento de Educação Especial (DEE) e o Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, em parceria com a Unicentro/Irati, a fim de que as lutas do povo surdo, sua história, sua cultura e identidade sejam difundidas, proporcionando à sociedade conhecer o sujeito surdo, e ainda, comemorar o dia nacional do surdo.

Quadrinhos
A editora Veneta está com o livro “Kent State: Quatro Mortos em Ohio”, de Derf Backderf, em pré-venda (https://veneta.com.br/produto/pre-venda-kent-state-quatro-mortos-em-ohio/). Em 1970, os jovens norte-americanos acreditavam que poderiam mudar os Estados Unidos. A Guerra do Vietnã completava 15 anos, com centenas de milhares de mortos. Na segunda maior universidade do estado de Ohio, a Kent State, o mês de maio começou com uma série de protestos contra o conflito, que se espalharam pela cidade, atraindo a atenção das paranóicas forças armadas do governo Nixon, que viam infiltração comunista em cada flor no cabelo, em cada acorde de guitarra. Nixon resolveu fazer, então, de Kent State um caso exemplar de repressão. No dia 4 de maio, quando os estudantes se preparavam para mais uma manifestação, soldados da Guarda Nacional simplesmente abriram um tiroteio contra os jovens, deixando nove feridos e quatro mortos.

(Arte: Divulgação)

Quadrinhos 2
O quadrinista Derf Backderf tinha 10 anos quando o massacre na Kent State aconteceu. Mas acompanhou tudo aquilo de perto. E agora, 50 anos depois, após um trabalho impecável de pesquisa e entrevistas, traz o detalhado e comovente retrato de um momento que ajudou a definir não apenas os Estados Unidos contemporâneo, mas muito do que foi o Ocidente desde então.

Cinema
O Espaço Itaú de Cinema encerrou suas atividades em Curitiba, no shopping Crystal. Em nota, o banco diz que a “nova diretriz prevê a intensificação de atuação em plataforma digital, para ampliar o alcance e acesso, e a revisão da rede física de salas de exibição”. É um reflexo dos novos tempos, com a audiência migrando de maneira acelerada para o streaming.

Deixe um comentário