Gipi, autor de ‘A Terra dos Filhos’, tem nova HQ lançada no Brasil pela Veneta

Um soldado angustiado diante da carnificina na Primeira Guerra Mundial. Uma baronesa frívola que inspira o surgimento das metralhadoras. Um escritor perdido. Aquilo que não podemos desfazer nem perdoar. O caminho de casa, como encontrá-lo de volta? Tudo isso é “Umahistória”. Saiba mais detalhes nesta edição da coluna NOTAS TROPICAIS, que tem ainda informações sobre o acesso livre do Star+, exposições no Centro de Artes, baterista Aquiles Priester em Guarapuava e muito mais

Um dos quadrinistas mais aclamados da atualidade, Gipi (“A Terra dos Filhos”) retorna com “Umahistória” (ed. Veneta), primeira HQ indicada ao Strega, principal prêmio literário italiano. O autor alterna entre um preto e branco áspero e suas aquarelas exuberantes para construir uma narrativa múltipla.

Através de pistas complexas, entre um posto de gasolina solitário e cartas de amor perdidas, “Umahistória” é uma HQ emocionante sobre como os ecos do passado podem afetar dramaticamente nossas escolhas. O livro está disponível no site da editora (https://veneta.com.br/produto/umahistoria/) e, em breve, nas melhores livrarias.

Autor
Gian Alfonso Pacinotti, o Gipi, é o mais celebrado quadrinista italiano da atualidade. Nascido em Pisa em 1962, já publicou mais de dez livros, todos aclamados pela crítica, e recebeu diversos prêmios – inclusive o Angoulême e o Goscinny. Gipi também já ilustrou diversas reportagens para o jornal La Repubblica, foi fundador da produtora Santa Maria, de filmes e animações, além de já ter escrito e desenhado seu próprio jogo de cartas. Dele, a Veneta publicou “A Terra dos Filhos” (2018), que acaba de ganhar uma adaptação cinematográfica pelo diretor Claudio Cupellini.

Grátis
O Star+ terá acesso livre no próximo fim de semana, dias 22, 23 e 24 de outubro. A iniciativa permitirá a quem ainda não é assinante experimentar o novo serviço de streaming da Disney totalmente de graça. Com foco na América Latina, incluindo o Brasil, o Star+ (ou Star Plus) foi lançado em 31 de agosto de 2021. Essa plataforma traz, além dos filmes e séries voltados para o público adulto, uma extensa programação esportiva ao vivo e sob demanda da ESPN.

Centro de Artes
Nesta terça-feira (19 outubro), às 19h, o Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, em Guarapuava, inaugura duas novas exposições. As artistas responsáveis pelas obras são Scheyla Horst (“Cotidiano Sensível”) e Eduarda Roth (“Corpo Mulher”). Com fotografias produzidas pelo celular e divulgadas em suas redes sociais, Scheyla busca trazer um olhar artístico às atividades e objetos cotidianos, mostrando que é possível usar instrumentos alternativos para fazer arte.

Centro de Artes 2
Já Eduarda explora, através de autorretratos, a própria personalidade e o corpo feminino, provocando sensações e sentimentos no público. Caso queira participar, entre em contato com a Diretoria de Cultura de Guarapuava para confirmar presença. Os trabalhos podem serem vistos até o dia 4 de dezembro no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, que fica na rua Marechal Floriano Peixoto, 1.399, no Centro.

Espaço fica na rua Mal. Floriano Peixoto, 1.399, Centro (ao lado da Catedral) – Foto: Ilustrativa/Cristiano Martinez/Correio

Aquiles
Um dos maiores bateristas de rock estará em Guarapuava para aulas particulares. Será em 6 de dezembro deste ano, na Heaven Escola de Música (rua Guaíra, 3.637, 1º andar, Centro). Trata-se de Aquiles Priester, conhecido por seus trabalhos nas bandas Angra, Freakeys, Hangar, Noturnall e W.A.S.P. As vagas são limitadas. Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (42) 9 9906-0205.

Livrarias
De 2014 para cá, o número de livrarias abertas no Brasil caiu de quase 3,1 mil, segundo a Associação Nacional de Livrarias (ANL), para 2,2 mil, numa estimativa. Mas, por outro lado, o Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel) aponta que a receita com venda de livros teve expansão de 13,64% no período de 12 meses encerrados em setembro deste ano. E mais: no ano passado, o comércio de livros online cresceu 84%. Em resumo, o mercado livreiro está sem situação melhor no universo virtual.

Adele
A cantora britânica Adele está de volta com o lançamento de seu single e vídeo “Easy On Me”. A canção é a primeira música de trabalho do álbum “30” que tem estreia prevista para o dia 19 de novembro, pela Columbia Records. Recentemente, Adele compartilhou a novidade sobre o lançamento e a inspiração do novo álbum em uma nota especial para os fãs.

Livinho
O cantor Livinho está no ar, em todas as plataformas digitais de música, com o álbum completo de trap, “Mágico dos Flows”. Durante todo este ano, Livinho vinha lançando singles deste novo projeto e conquistou diversos ouvintes que conheciam apenas o lado funk do artista.

Figurinhas
Os fãs dos craques da liga espanhola de futebol já podem comemorar o lançamento do álbum de figurinhas oficial LaLiga Santander 2021/22, pela editora Panini. O livro ilustrado do maior campeonato da Espanha está disponível nas principais bancas e no site da Panini (https://loja.panini.com.br/).

Figurinhas 2
Em uma edição comemorativa às 50 temporadas da Liga Espanhola, a novidade traz páginas recheadas de estatísticas dos clubes, com sessões dedicadas às equipes e aos jogadores que entraram para a história e aos calouros que estão destinados a repetir o mesmo feito. Ao todo, a coleção possui 441 cromos, sendo 61 especiais.