Pedala Paraná será lançado na próxima semana com previsão de 80 novas rotas

A proposta é a criação de ciclorrotas em áreas turísticas e de prática da modalidade. Acompanhe também outras notícias da coluna Notas Esportivas: amistoso do Nacional de Rolândia, prognósticos da Terceirona 2021, competições do Veteranos e Fut7 feminino

O lançamento estadual do Programa Pedala Paraná acontece no dia 10 de agosto, terça-feira, às 10 horas. A previsão é instalar 80 ciclorrotas em todo o Estado em sua primeira fase. O evento de lançamento será na sede da Superintendência do Esporte, na rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1.020, no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba.

O encontro será ao ar livre e aberto ao público, com respeito aos decretos vigentes na data e aos protocolos sanitários de combate à Covid-19.

“O Programa Pedala Paraná tem como objetivo o desenvolvimento do ciclismo, aliando o fomento ao turismo e o desenvolvimento econômico sustentável das diferentes regiões do Estado”, disse o superintendente do Esporte Helio Wirbiski.

Proposta
A proposta é a criação de ciclorrotas em áreas turísticas e de prática da modalidade. “Os locais são mapeados e contam com sinalização e tótens de apoio aos ciclistas, nos quais ferramentas e bombas de encher pneu são disponibilizadas”, explicou o diretor de Inovação, Incentivo e Fomento da superintendência, Tiago Campos.

Ciclorrotas
Em janeiro, durante a operação Verão Consciente, duas ciclorrotas foram criadas no Litoral, uma em Guaratuba, na Rota do Descoberto, e outra em Matinhos. Agora, nessa nesta fase, o Pedala Paraná será expandido para outras regiões.

Nacional
O Nacional de Rolândia tem mais um desafio em sua pré-temporada. No domingo (8 agosto), às 15h, o time fará um amistoso em Assis (SP), contra o Assisense. O tradicional Nacional Atlético Clube (NAC) está em fase de preparação à Divisão de Acesso de 2021.

Terceirona
Já na 3ª Divisão de 2021, a disputa do campeonato será em dois grupos, divididos por regiões. O Batel de Guarapuava ficou no Grupo B, que tem ainda Atlético Clube Paranavaí (ACP), Foz do Iguaçu FC, Grecal (de Campo Largo), Iraty SC e Patriotas SC. A grande incógnita é o Patriotas, equipe da Região Metropolitana de Curitiba que foi filiada há menos de um ano. Inclusive, nas redes sociais, o novo clube tem adotado o discurso do silêncio, tendo atualizado suas publicações pela última vez em janeiro de 2021. Àquela altura, sabia-se que o técnico poderia ser Luciano Simm; mas nada confirmado até o momento.

‘Grupo da Morte’
Muitos estão apontando o Grupo B como o “Grupo da Morte” na Terceirona 2021. À exceção do Grecal, que costuma ser o “saco de pancadas”, e Patriotas (a grande dúvida), todos devem vir com força para o campeonato que se inicia em 2 de outubro. Iraty, Batel e ACP têm tradição; e o Foz poderia estar na Série A.

Luis Boca, técnico Maradona, diretor Rocha e Marquinhos Paraná. O Batel promete um “time cascudo” para a temporada de 2021 (Foto: Cristiano Martinez/Correio)

Grupo A
Por sua vez, o Grupo A é o “grupo nortista”, pois tem todos os clubes da região Norte/Noroeste do Estado: GEM/Arapongas, Portuguesa Londrinense, Aruko Sports Brasil (Maringá), Clube Atlético Cambé (CAC), Laranja Mecânica (Arapongas) e Rolândia Esporte Clube (REC). O franco favorito é o Aruko (pronuncia-se “Arukô”), time com marca oriental e bem organizado, com o dedo do ex-jogador Alex Santos; o técnico será o experiente e copeiro Claudemir Sturion. Já Portuguesa e CAC vão apenas figurar. Laranja e REC vêm por fora; e o GEM/Arapongas é candidato à lanterna. Aliás, essa parceria entre Grêmio Maringá (do empresário Kadu) e Arapongas é motivo de controvérsia entre os torcedores maringaenses.

Veteranos
O campeonato de Veteranos, em Guarapuava, tem agenda para sábado (7 agosto). Confira:

Vet35+ Quartas (jogo único)

Sábado 07/08

Local: Grêmio, às 15h
AA Cheiro do Mato x Jordão

Local: Batel WG, às 15h
Águia Glória Deus x AVS Policar

Futebol 7
E o Futebol 7 feminino também no fim de semana, em Guarapuava:

Fut7 Feminino

Sábado 07/08
Local: Arena TN

18h50 Semi Ouro
Museu/AAFG x CAF

19h40 Semi Ouro
MAF x Anvisa JG Terraplanagem Hrinczuk

20h30 Semi Prata
JG Millenium x Aliadas Futebol