Sidney Gusman ministrará oficina online sobre edição de quadrinhos

O objetivo da oficina online é explicar um pouco desse trabalho, que vai da análise de um roteiro à avaliação dos desenhos, passando por etapas como a confecção do espelho, revisão, adaptação de texto etc. Confira esta e outras notas sobre cultura e entretenimento na coluna Notas Tropicais

O jornalista e editor Sidney Gusman, o Sidão, ministrará um workshop sobre edição de quadrinhos em duas aulas: dias 24 e 25 de julho de 2021, das 9 às 13h. Será um evento online, com investimento de R$ 350 (parcelamento em até duas vezes) por parte dos interessados. As inscrições podem ser feitas no seguinte link da Quanta Academia de Artes: https://quantaacademia.com/curso/edicao-de-quadrinhos-oficina-ead-on-line/

O objetivo da oficina online é explicar um pouco desse trabalho, que vai da análise de um roteiro à avaliação dos desenhos, passando por etapas como a confecção do espelho, revisão, adaptação de texto, continuidade, design das páginas, inserção de conteúdos editoriais, relacionamento com autores, as diferenças entre editar um material estrangeiro e nacional, a “ponte” feita com o leitor, divulgação etc.

Qual o público-alvo? Todo mundo que se interessa pela mídia quadrinhos. Autores, jornalistas e profissionais de letras, designers, editores e, claro, leitores que queiram aprender mais sobre a arte sequencial. O curso EAD é ministrado totalmente online e ao vivo, de maneira que aproxima a experiência dos cursos presenciais da Quanta.

Autor
Sidney Gusman é um dos principais jornalistas especializados em quadrinhos no Brasil, escrevendo sobre o assunto desde 1990. Teve várias matérias publicadas em grandes jornais e revistas. Hoje ele é editor na Mauricio de Sousa Produções (MSP) – deu vida a projetos como “MSP 50”, “MSP + 50”, “MSP Novos 50”, “Graphic MSP”, “Mônica(s)”, “Memórias do Mauricio” e outros; além de editor-chefe do Universo HQ, site que desde o ano de 2000 informa sobre o universo da Nona Arte. Sidão também é um dos nomes por trás do podcast Confins do Universo, verdadeira febre no streaming de áudio.

Escritor
Autor do premiado “Torto Arado”, Itamar Vieira Junior estará disponível para conversar com os leitores nesta quarta-feira (16 junho), a partir de 19h, no Instagram da editora Todavia. Assunto: seu novo livro, “Doramar ou A Odisseia: Histórias”. A live acontece com a mediação do editor Leandro Sarmatz.

Escritor 2
“Quem se deslumbrou com a maestria narrativa de ‘Torto Arado’, romance que converteu Itamar Vieira Junior em um dos nomes centrais da nossa literatura contemporânea, vai encontrar neste ‘Doramar ou A Odisseia’ ainda mais motivos para celebrar a ficção do autor. Num diálogo permanente com nossas questões sociais e a tradição literária brasileira, Itamar enfeixa um conjunto de histórias a um só tempo atuais e calcadas na multiplicidade de culturas que formam o país”, diz a Todavia.

Livro

A obra “Doramar ou A Odisseia” já está à venda, nos formatos físico e e-book, no site da Todavia (https://todavialivros.com.br/livros/doramar-ou-a-odisseia-historias) e nas principais livrarias e plataformas digitais. Veja um trecho: “Tínhamos o corpo marcado pelo trabalho. Alguns de nós apresentavam cicatrizes na pele, nas costas, nas pernas, no rosto. Quase todos tinham também feridas na alma. Apenas um de nós havia feito a travessia de navio de lá para cá. Ele nada contava, quase não falava, mas tínhamos certeza de que havia enlouquecido ao ver corpos sendo atirados ao mar — era o que os africanos diziam — e também ao perceber que não pertencia mais a lugar nenhum”.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Musicoterapia
Os deputados aprovaram na sessão plenária desta terça-feira (15) da Assembleia Legislativa do Paraná a proposta que cria o Programa Estadual de Incentivo à Utilização da Musicoterapia como Tratamento Terapêutico Complementar de Pessoas com Deficiência, Síndromes e TEA (Transtorno do Espectro Autista). O projeto de lei 577/2020, assinado deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), avançou em primeiro turno de votação.

Musicoterapia 2
Segundo a proposta, o tratamento complementar poderá ser realizado nas dependências das instituições ou em outro espaço, sob a responsabilidade do profissional devidamente habilitado, em sessões que poderão ser individuais ou em grupo. As sessões serão realizadas exclusivamente por musicoterapeutas graduados ou especialistas, registrados em associações representativas da classe.

Podcast
Dica de áudio na coluna. Trata-se do “Discoteca Básica Podcast” (https://clubediscotecabasica.com/), dirigido, escrito e apresentado por Ricardo Alexandre (@ralexandredb), um dos nomes mais importantes do jornalismo cultural brasileiro. Ele é autor de livros seminais, como “Dias de Luta – O rock e o Brasil dos anos 80” (2003). No podcast, Alexandre conta histórias por trás de discos e músicas que mudaram a cultura pop. Com muita informação e pesquisa.

Podcast 2
Os episódios chegam às plataformas digitais às segundas-feiras. O programa mais recente fechou a segunda temporada: “Tropicália ou Panis et Circencis” (1968), disco-manifesto que reuniu Gil, Caetano, os Mutantes, Gal, Duprat e Tom Zé e lançou as músicas da música brasileira pós-moderna. “Discoteca Básica” é uma co-produção da Parasol Storytelling e Tudo Certo Produções.

Assinatura
“Discoteca Básica Podcast” também tem a modalidade paga, que é o Clube Discoteca Básica (https://clubediscotecabasica.com/assine/) destinado a assinantes que podem colaborar na manutenção do projeto. Acesso a conteúdos extras, promoções exclusivas, entrevistas completas com convidados, mais informações para colecionadores e ainda pode ouvir o podcast secreto, o “Discoteca Avançada”, que fala dos discos mais raros e bizarros da história.

Deixe um comentário