Semads deixa equipe de plantão para o frio intenso previsto para os próximos dias

A equipe, durante o atendimento, realiza um primeiro contato para a identificação da pessoa. Após esse procedimento, é feito o convite para que a pessoa seja acolhida nas casas de passagem

A equipe do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) intensificou, nesta semana, as rondas noturnas que são realizadas no inverno. Com as baixas temperaturas esperadas para o município, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) realiza o procedimento de abordagem social às pessoas em situação de vulnerabilidade que estão nas ruas.

“Estamos em uma cidade que faz um frio intenso e com isso, a vulnerabilidade da população aumenta, principalmente daqueles que mais necessitam. No ano passado, nós iniciamos com as rondas em julho, mas esse ano, (o tempo) nos obrigou a iniciar em maio, devido ao frio intenso dos próximos dias”, destaca a secretária da Semads, Elenita Lodi.

A equipe, durante o atendimento, realiza um primeiro contato para a identificação da pessoa. Após esse procedimento, é feito o convite para que a pessoa seja acolhida nas casas de passagem. Como o acolhimento destas é feito de forma voluntária, em caso de recusa, os profissionais orientam sobre os serviços disponíveis no Centro de Referência, além de entregar cobertores e roupas para os que decidem permanecer no local.

“É pensando nesses usuários, que nossas equipes estão preparadas com cobertores e com todo o atendimento adequado às pessoas em situação de rua que assim aceitarem esse atendimento”, completa a secretária.

As rondas da equipe do Creas são realizadas a partir das 20h durante a semana, e por sistema de plantão aos fins de semana. Em períodos de baixas temperaturas esse serviço é intensificado.

Arte: Reprodução

Como ajudar essas pessoas?

Se você viu alguém nessas condições, entre em contato com as equipes pelos telefones abaixo.

(42)3622-2411 – Via WhatsApp

(42)3627-1598 – Chamada normal.

Os atendimentos nesses canais são das 8h à meia-noite.

Em casos emergenciais, solicitar o atendimento dos Bombeiros (193) que também acionam a equipe da Secretaria para prestação do serviço.