Financeira é multada pelo Procon em mais de R$ 80 mil por realização de empréstimos não solicitados
Bancos e financeiras liberaram, sem nenhuma solicitação, empréstimos consignados nas contas de clientes idosos
O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Guarapuava vem atuando de forma incisiva contra bancos e financeiras que, mesmo sem a solicitação, liberam empréstimos consignados nas contas de clientes idosos. Recentemente, uma financeira foi multada por essa prática em Guarapuava. Os valores das multas somados ultrapassam R$ 80 mil reais.
De acordo com a coordenadora do Procon, Luana Esteche, a prática tem sido rotineira. Diversos idosos procuraram atendimento e pediram auxílio para conseguir estornar os valores depositados nas contas e impedir os descontos feitos no benefício previdenciário. “Alguns consumidores acabaram não percebendo o depósito e gastaram o dinheiro, tendo que arcar com os altos juros impostos pelas financeiras”, explicou.
Na maioria dos casos foi possível solucionar o conflito com um acordo entre as partes. Porém, em algumas situações, a agência recusou corrigir o problema e, por isso, recebeu multas administrativas. Da penalidade aplicada, ainda cabe recurso. Se a multa for mantida poderá gerar inscrição na Dívida Ativa e posterior execução judicial.
ORIENTAÇÃO
Os consumidores devem ficar atentos aos extratos bancários, bem como aos descontos feitos no benefício previdenciário. “Percebendo qualquer irregularidade, o idoso deve procurar o banco ou a instituição financeira e tentar uma solução. Caso isso não seja possível, deve ir até o Procon”, finalizou Luana.