Inmet alerta para frente fria no Sul e Sudeste neste fim de semana

Massa de ar frio perde força a partir de segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para o processo de formação de uma frente fria que pode provocar queda da temperatura no centro-sul do país nesta sexta-feira (17) e no fim de semana.

Também há previsão de chuvas, que podem ser localmente fortes, em todos os estados da Região Sul, Mato Grosso Sul e no sudoeste de São Paulo. As chuvas fortes serão acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e possível queda de granizo.

No sábado (18), a frente fria avança até o litoral norte de São Paulo favorecendo a entrada de uma massa de ar frio pela Região Sul do país. Haverá queda de temperatura em todos os estados da Região Sul e também em Mato Grosso do Sul e sul do estado de São Paulo. Além disso há previsão de geada para o Rio Grande do Sul (exceto no litoral).

Já no domingo (19), a previsão do Inmet aponta que o dia começará com formação de geada moderada nas serras do Sudeste e Nordeste do Rio Grande do Sul e no planalto sul de Santa Catarina.

Há previsão de geada fraca a moderada no sul, centro e oeste do Rio Grande do Sul e no oeste e meio-oeste de Santa Catarina.

Na segunda-feira (20) a massa de ar frio perde força na Região Sul e novas áreas de instabilidade podem ocasionar chuvas intensas em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

GUARAPUAVA

Em Guarapuava, sexta-feira (17) chuvosa, principalmente no período da tarde. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as chuvas começaram a cair a partir de 13h, com precipitação acumulada de 17 mm (até 17h).

Mas a previsão do Simepar é de tempo bom neste fim de semana e segunda-feira, sem chuvas. Mas com queda na temperatura, pois os termômetros devem variar de 6º C (mínima) a 16º C (máxima).

PARANÁ

O Simepar aponta que o sábado começa com uma frente fria se afastando da região do Paraná, em direção a São Paulo. No início da madrugada, ainda chove fraco em porções do norte e leste do estado, principalmente. A região litorânea, ainda concentra mais nuvens no céu e condição de alguma chuva leve.

Em relação às temperaturas, voltam a ter declínio, por conta da incursão de um ar mais frio até a região do estado. Espera-se com isto, algum risco para a formação de geadas, mas principalmente em porções entre o sudoeste e o centro-sul, próximo de Santa Catarina.

Deixe um comentário