Guarapuava inicia campanha de multivacinação neste sábado (14)

Mais de seis mil crianças e adolescentes, entre 0 e 15 anos, estão com a vacinação atrasada em Guarapuava

A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças, ou diminuir as consequências de algumas enfermidades que podem ser fatais. Por isso, é importante manter a carteira de vacinação em dia desde o nascimento.

O Ministério da Saúde está promovendo a Campanha Nacional de Multivacinação, de 14 a 18 de outubro, sendo que o Dia D de mobilização estadual será em 21 de outubro. O objetivo é conferir se as pessoas estão com as cadernetas de vacinação atualizadas e aplicar os imunizantes atrasados, principalmente nas crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos.

No sábado (14), a Campanha Nacional de Multivacinação terá início, em Guarapuava, no Centro Municipal de Vacinação, antigo CISGAP. O atendimento acontece das 08h às 17h, sem intervalos, mas a distribuição de senhas vai até às 16h. Para ser vacinado é preciso apresentar a carteira de vacinação, cartão SUS, um documento oficial com foto e CPF.

Estarão disponíveis vacinas contra Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral de Poliomielite (VOP), Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Hepatite A, Febre Amarela, Rota Vírus, HPV, DTP (Vacina Tríplice Bacteriana), COVID-19 e Influenza.

“Quando se tem uma cobertura abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, existe o risco de reintrodução de doenças imunopreveníveis, como por exemplo, o sarampo e a poliomielite. O calendário vacinal precisa estar completo. Não se garante a qualidade e a eficácia da vacina da polio, por exemplo, se receber somente uma dose e não voltar para fazer as outras previstas no esquema. Concluir o calendário vacinal garante imunidade para vida toda, dependendo da vacina, é necessário que a pessoa tome a dose de reforço durante a vida”, explicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marlene Terezinha Borecki.

Um relatório da Secretaria Municipal de Saúde apontou que, até o mês de setembro, mais de seis mil crianças e adolescentes de Guarapuava, entre 0 e 15 anos, estão com a vacinas pendentes. O número pode variar devido a vacinas que podem ter sido aplicadas em outros municípios ou pela rede particular, não constando então no sistema da rede municipal de saúde. As vacinas que estão com o maior número de crianças e adolescentes em atraso na rede de saúde de Guarapuava são: a vacina contra o HPV, o reforço da vacina DTP, a VIP, a Vacina Pentavalente, Pneumocócica 10-valente e a vacina contra a febre amarela.