Vendaval com rajadas de 80 km/h provoca destruição em Guarapuava, nesta quinta-feira (12)

Por volta de 4h, o 12º Grupamento de Bombeiros (12º GB) passou a receber uma série de chamados com relatos nesse teor

Uma forte chuva passou por Guarapuava na madrugada desta quinta-feira (12), causando queda de árvores, destelhamentos e alagamentos. Por volta de 4h, o 12º Grupamento de Bombeiros (12º GB) passou a receber uma série de chamados com relatos nesse teor.

Parte do município ficou sem energia elétrica. “Às 5h, foi deslocado uma guarnição no distrito de Entre Rios para resgate de famílias em residências alagadas e corte de árvores na PR 170 (Serra do Cadeado)”, diz a Comunicação do 12º GB.

E, no quartel dos Bombeiros no bairro Primavera, foi montado um ponto de distribuição de lonas. Ou seja, esse material está sendo entregue para quem sofreu com os destelhamentos.

“Foi deslocado uma guarnição para o corte de árvores sobre residências na área urbana da cidade. A COMPDEC já está atuando com suas respectivas equipes, sendo que foi fornecido 4 (quatro) bobinas de lona para os trabalhos”, diz o relatório.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), por volta de 4h da manhã desta quinta-feira rajadas de vento a quase 80 km/h passaram por Guarapuava.

Aliás, nesse horário chovia uma precipitação acumulada de 21 mm. E, uma hora, antes, já havia caído 29 mm.

E, às 7h, outra rajada, na casa de 34 km/h.

Rua Comendador Norberto, no bairro Santa Cruz, em Guarapuava (Crédito: Marcos Sérgio Pereira)

FRENTE FRIA

Segundo o meteorologista do Simepar, Paulo Ricardo Bardou Barbieri, no decorrer da madrugada o avanço de uma frente fria manteve o tempo instável entre as regiões da metade sul do estado. “Pancadas de chuvas acompanhadas de muitas descargas elétricas e rajadas de ventos moderadas a fortes são registradas neste momento entre o centro-sul, sul e leste do estado”.

Antes, o instituto já havia alertado sobre a possibilidade de temporais no Paraná. “Neste feriado chove forte em muitas regiões e também existe potencial para alguns estragos e transtornos pelo deslocamento rápido de uma frente fria pelo Estado. Devido à chuva, as temperaturas não apresentam grandes elevações no decorrer do dia, principalmente entre o centro-sul e o leste”.

ENERGISA

Por meio de comunicado à imprensa, a Energisa Sul-Sudeste informou que a forte chuva na madrugada desta quinta, em Guarapuava,

“De forma imediata a empresa acionou seu plano de contingência e com procedimentos remotos restabeleceu a energia de grande parte dos clientes ainda na madrugada”, diz o texto.

Segundo a empresa, “obedecendo a todos os protocolos técnicos e de segurança, as equipes estão nas ruas trabalhando nos reparos aos danos em casos pontuais, a fim de normalizar o fornecimento da energia, com segurança, o mais rápido possível”.

A orientação para comunidade é que, para garantir a segurança de todos, caso encontre cabos partidos nas ruas ou calçadas, não se aproxime. Entre em contato pelos canais de atendimento: Aplicativo para celular Energisa On; site: www.energisa.com.br; WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com.br; e Call Center – 0800 70 10 326.