Operação Átria percorrerá os 14 municípios da área do 16º BPM

Ao longo de 28 dias, a Operação Átria passará pelos 14 municípios de jurisdição do 16º Batalhão de Polícia Militar (16º BPM). Trata-se de uma ação em âmbito nacional, com equipes da Patrulha Maria da Penha na proteção e combate à violência doméstica e familiar.

De acordo com o 16º BPM, quatro cidades da região já receberam a Operação: Guarapuava, Pinhão, Foz do Jordão e Santa Maria do Oeste. E, nesta segunda-feira (11), mais Pitanga.

Em cada município, a equipe faz a fiscalização de medidas protetivas de urgência, através de visita para as vítimas de violência doméstica, realiza orientações como, por exemplo, sobre a utilização do botão do pânico, faz diligências após levantamento de informações referente a mandados de prisão em aberto para agressores e realiza palestras sobre o trabalho efetivo da Patrulha, repassando informações importantes sobre a Lei Maria da Penha, sobre a concessão das medidas protetivas de urgência, o botão do pânico e ainda sobre a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

“O objetivo é destacar a atuação da equipe especializada, bem como promover apoio e integração como rede de apoio, com demais órgãos”, diz o Batalhão, em comunicado à imprensa.

“Até agora, a equipe já teve contato direto com mais de 700 pessoas, para as quais foram repassado informações necessárias e importantíssimas, além de realizar orientações referente a concessão de MPU, Botão do pânico entre outros”.