Gaeco e PM cumprem 43 mandados em ação contra o crime organizado no Paraná
Durante as diligências dessa equipe foram apreendidas armas de fogo, drogas, dinheiro, cartões e carros; ação ocorreu em oito cidades do Estado
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, e a Polícia Militar cumprem nesta sexta-feira, (1º de julho), 17 mandados de prisão preventiva e 26 mandados de busca e apreensão na Operação Balestilha. A ação foi desencadeada a partir de investigações do Gaeco que apuram possíveis crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas e de armas envolvendo ao menos três células de uma organização criminosa.
Conforme apurado, os investigados atuavam no transporte de drogas a partir de Toledo e Cascavel, no Oeste do estado, tendo como destino a capital, onde as diferentes células se ocupariam da distribuição e venda das drogas, especialmente no Bairro Alto e na Cidade Industrial de Curitiba.
Entre os 17 alvos dos mandados de prisão, estão cinco mulheres (esposas e familiares de investigados, também envolvidas no empreendimento criminoso). Três dos alvos já cumprem pena, dois em regime semiaberto e um em penitenciária federal. Os 26 mandados de busca e apreensão são cumpridos em oito cidades: Curitiba (6 mandados), Toledo (5), Cascavel (5), Campo Largo (5), Campo Magro (2), Ouro Verde do Oeste (1), São José dos Pinhais (1) e Araucária (1).
Todos os mandados foram expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Criminal de Curitiba, que determinou ainda a apreensão de 12 veículos e a anotação de restrição de venda sobre outro veículo. Foram apreendidos na operação: R$ 98.538,00, 190 munições, duas armas, sete aparelhos eletrônicos, 136 documentos diversos, seis carros, 16 cartões bancários, dez folhas de cheques, duas balanças, uma prensa hidráulica, 10 quilos de cocaína, 24 celulares e vários pinos para embalar cocaína.
*MPPR