Base do Samu será inaugurada em breve, em Palmital

Segundo a Prefeitura, a disponibilização do serviço no município será um importante reforço para a área da saúde

A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Palmital está na fase de finalização. O município faz parte do Samu Regional, que tem sede em Guarapuava.

O atendimento de emergência 24 horas contará com suporte básico com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel equipada e com uma equipe de profissionais formada por médicos e enfermeiros.

Conforme a Prefeitura, a instalação da base do Samu na cidade é um reforço importante e um marco para a área da Saúde, considerada um momento histórico e uma segurança para as famílias, que poderão contar com um atendimento rápido e eficaz, que salvará muitas vidas.

SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

É um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.