Prefeito Celso Góes assina ordem de serviço para construção de 99 novas casas populares
Os terrenos foram doadas pela Prefeitura de Guarapuava e as unidades habitacionais serão financiadas através da Caixa Econômica Federal
Mais uma iniciativa histórica vai garantir moradia para quem mais precisa. Na manhã desta quinta-feira (4), o prefeito Celso Góes e a Caixa Econômica Federal assinaram a ordem de serviço para construção de 99 casas populares, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), no Loteamento Alto Cascavel.
As novas unidades habitacionais integram a segunda fase do Programa Vida Digna. Nesta etapa, a iniciativa será destinada à população geral que se enquadre na faixa de até dois salários mínimos e pré-requisitos do Programa Minha Casa, Minha Vida.
“Nós sempre pensamos como melhorar a vida dos guarapuavanos, fizemos grandes intervenções nos bairros que as pessoas mais precisavam. E agora, a Prefeitura doou terrenos para 99 famílias. É uma infraestrutura gigantesca com asfalto, luz e esgoto, em uma área praticamente nobre da cidade. Milhares de pessoas não possuem a segurança de ter uma moradia em um ambiente adequado. A casa própria é algo imensurável, então estamos trabalhando para que famílias possam viver em um ambiente seguro, adequado e digno”, sublinhou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
O chefe do executivo ainda destacou a importância do projeto que marca mais uma conquista do povo guarapuavano. “O melhor projeto que o Aliel Machado viu no Ministério das Cidades era o de Guarapuava. Aqui, seremos o primeiro município do Brasil a inaugurar essas obras. E, nós vamos fazer essas obras para as pessoas que mais precisam do poder público. Acima de tudo, o mais importante é pensar nas pessoas que precisam, é dar com coração e com amor. E é isso que nós estamos fazendo“, complementou Celso Góes.
As 99 moradias, estão divididas em cinco quadras no Loteamento Alto Cascavel. O espaço já se encontra totalmente urbanizado com rede de água, esgoto, pluvial, iluminação pública, asfalto e guias. Mais de 5 mil pessoas serão beneficiadas com a segunda fase do Programa Vida Digna.
“Precisamos ressaltar aqui todo o trabalho desenvolvido por todas as secretarias do Município, pela cobrança do nosso prefeito e pela agilidade dos processos para que as coisas aconteçam. Normalmente, em outras cidades do Brasil, são destinados aqueles terrenos no fundão, que não tem quase que valor nenhum, para desenvolver algum programa. Em Guarapuava é diferente. As casas serão construídas em um local central e com todos os serviços básicos para uma vida digna. Então para mim é um dia de muita alegria e poder estar na frente dessa pasta neste momento. É notório o esforço e o trabalho de todas as secretarias, até chegar à assinatura do contrato, considerando a área, a infraestrutura e a localização”, destacou o secretário de Habitação, José Airson Horst.
A construção das novas unidades habitacionais foi garantida através da articulação política do deputado federal, Aliel Machado, que foi representado pela vereadora Professora Bia na ocasião desta quinta-feira (4). “É muito importante o envolvimento de todas essas pessoas que fizeram sua parte para que quem seja o beneficiado. Quem vai ganhar lá no final é a população de Guarapuava, que são 99 famílias que vão ter suas casas com dignidade. Essas pessoas vão ter onde morar com água, esgoto, condições de vida. Nós, que estamos hoje na política, temos que trabalhar para essa população que mais precisa”, comentou a parlamentar.
A construtora Piacentini é a responsável por realizar os trâmites necessários para a aprovação de projetos e construção das residências, que serão subsidiadas por programas sociais do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), operacionalizado pela Caixa Econômica Federal. As obras iniciam na próxima semana.
“Eu nasci não muito distante daqui, na beira de um rio no município de Iretama (Paraná). Eu pulava a cerca de arame para tomar banho nas águas quentes e vivia em uma casa coberta de tabuinha. O fogão era de lenha, o mictório era do lado de fora da casa, o colchão era de palha e o travesseiro era de pena. Eu conheci a pobreza, e hoje, o meu maior legado é fazer casa para as pessoas que precisam. Não importam os números, o que importa é a história, porque o maior patrimônio da vida de uma pessoa é a sua história. E a história que essa casa vai permitir a cada família será, sem dúvida, o maior legado que ela poderá passar para os seus filhos”, declarou o engenheiro responsável pela obra, Amauri Aleixo.
Durante os próximos meses, a administração municipal, por meio da Secretaria de Habitação e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), vai realizar a seleção das famílias e encaminhar os cadastros para a Caixa Econômica Federal.
Estiveram presentes na cerimônia, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Moraes, representantes da construtora, secretários, servidores do Município, vereadores e a imprensa.