Prefeito Celso Góes acompanha andamento das obras no Complexo do Idoso de Guarapuava

Obra que abrange o Complexo do Idoso é considerada a maior obra de edificação civil da Prefeitura dos últimos 20 anos

Na tarde desta quinta-feira (22), o prefeito Celso Góes, acompanhado dos idosos participantes dos grupos de convivência da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava, realizou uma visita no Complexo do Idoso, localizado no Parque das Araucárias, no bairro Primavera.

A obra, que está em ritmo acelerado, tem previsão de conclusão para maio deste ano. No momento, toda a preparação de paredes, cerâmicas, rede elétrica, locais de hidromassagem, sanitários e instalação de vidros entram em fase de conclusão.

“Nós estamos aqui hoje com vários grupos de idosos, mostrando o local que será de total benefício deles, para que possam aproveitar tudo que merecem, cuidando de sua saúde e de seu bem-estar. É uma obra grandiosa, totalmente pensada para a pessoa idosa, zelando sempre pelos nossos guarapuavanos”, afirmou Celso Góes.

A gestão do espaço será multidisciplinar, com várias Secretarias Municipais atuando em conjunto para o bem-estar da pessoa idosa. O local possui capacidade para atender cerca de mil pessoas com mais de 60 anos.

Durante a visita, dona Teresa Souza Sutil, de 79 anos, moradora do bairro São João, diz que o Complexo foi muito aguardado e que não vê a hora de poder usufruir de tudo.

“Não tenho nem o que falar. Que Deus abençoe, porque não dá para acreditar em uma obra dessa. Eu gostei muito. Nós estávamos precisando de um espaço assim. Eu viajo muito, vou parar de viajar só para vir aqui”, disse dona Teresa.

Já seu João Mores, de 82 anos, participante do grupo Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Bonsucesso, ressaltou a quantidade de atividades que foram pensadas para a pessoa idosa.

“Vendo aqui, vai ficar bom. Pelo jeito vai ter muita coisa aqui para fazermos. Vai ficar ótimo”, complementou o idoso.

Contente após a visita, dona Ilda Marques de Lima, de 61 anos, diz que o grupo espera que a inauguração do Complexo do Idoso ocorra logo.

“Vai ser muito bom. Estamos esperando a inauguração bem animados. Vamos aproveitar bastante o espaço”, expressou a participante do grupo São Cristóvão.

ESTRUTURA
A estrutura completa conta com piscina aquecida, área para pilates, atividades físicas e esportes, espaço de cuidados com a beleza, meditação, de cursos e oficinas, um cinema, salão de festas, refeitório, além de biblioteca, todas as áreas com acessibilidade.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi, também acompanhou a visita, mostrando, junto ao prefeito, cada parte do local aos idosos. Lodi comentou sobre a expectativa que havia em realizar a visita na obra com os que serão usuários do Complexo.

“Eu confesso que é incrível estar agora acompanhando a conclusão da obra. Eu que comecei lá atrás, quando surgiu a ideia, enquanto o prefeito ainda era secretário de Saúde. Estudamos, pensamos, projetamos e é emocionante acompanhar os idosos vindo aqui. Todos estão surpresos com o tamanho do espaço. Eles confessaram que não imaginavam que a obra era desse tamanho. Estamos na expectativa da inauguração. Os idosos já amaram”, enfatizou a secretária.

Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo do Município, Paulo Dirceu Rosa de Souza, a obra está com os recursos assegurados e todos os pagamentos estão em dia, conferindo um bom caminho para a sua conclusão.

“É uma obra que vai ser um marco na cidade com relação ao trato com os idosos. Guarapuava é uma cidade amiga da pessoa idosa. Esse Complexo é só um exemplo disso. O prefeito opinou desde o início da licitação, até a parte da execução da obra, falando sobre o que ele gostaria que estivesse presente no complexo desde a época que o projeto foi concebido, em que ele ainda era o Secretário de Saúde”, destacou o secretário.

Outro destaque na gestão da pessoa idosa citado por Paulo, é o Condomínio do Idoso. A obra realizada em parceria com a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e o governo do Estado, conta com quarenta unidades habitacionais que também estão em estado avançado de construção.