Guarapuava cria Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

O evento de criação da pasta ocorreu nesta sexta-feira (3); Savio França Denardi, responsável pela secretaria de Desenvolvimento assume também a de Inovação

A Prefeitura de Guarapuava conta agora com mais uma Secretaria, a de Ciência, Tecnologia e Inovação que será comandada pelo secretário de Desenvolvimento, Sávio França Denardi.

A nova pasta, segundo o secretário, surge pelo momento que Guarapuava vive em relação à inovação. “A gente já recebeu inclusive um pedido do Fórum de Ciência Tecnologia e Inovação. É um anseio deles, é um alinhamento junto com o parque tecnológico. A gente entende que a gente criando a secretaria vai conseguir dar uma maior atenção, impulsionar os projetos ainda mais no setor de inovação”, explicou.

Sávio destacou que a inovação tem feito parte de diversas áreas no município e lembrou do recente prêmio recebido pelo prefeito Celso Góes, de prefeito empreendedor do Sebrae no quesito inovação. “A gente sente que o momento de Guarapuava exige uma dedicação ainda maior, uma pasta com servidores exclusivos, se dedicando e ampliando e fortalecendo esse ecossistema de inovação”.

Segundo o prefeito Góes, a intenção com a criação da pasta é cuidar dos ecossistemas de inovações que estão surgindo em Guarapuava. “Atrair emendas parlamentares específicas para o setor de tecnologia, para dar foco nas políticas públicas desses investimentos”, disse, citando como exemplo o uso da tecnologia na saúde, tornando-a cada vez mais digital. “As pessoas ainda não perceberam, mas nós estamos investindo muito neste setor de tecnologia. Precisamos atrair empresas para isso”.

TRABALHO
De acordo com Sávio Denardi, o trabalho em relação à inovação já ocorreu antes da criação da secretaria, em parceria com várias instituições públicas e privadas. “É um trabalho de continuidade. A gente já vem estabelecendo essas parcerias, conversando com todos atores de inovação. A gente sente que é continuar o trabalho com um olhar ainda mais atento no que envolve a inovação em Guarapuava”.

Sávio aponta que um dos motivos pelos quais a pasta foi criada para que o município se posicione e mostre que está dando atenção ao setor. Além disso, para buscar recursos via governo estadual e federal e mostrar, com ainda mais seriedade, o potencial que Guarapuava vem mostrando nesta questão. A elaboração de editais é um dos propósitos. “A gente está estabelecendo parcerias, vendo como isso vai se encaixar. Como isso é tudo muito novo, a gente tem que estar alinhado com o orçamento, mas a gente quer sim, futuramente, desenvolver um fundo de inovação, proporcionar editais”.

INTEGRAÇÃO
Outro ponto levantado é o da integração entre pastas, já que segundo o secretário, a pasta de inovação deve ser totalmente transversal.

“Já há uma conversa, uma tratativa de a Secretaria de Inovação apoiar a saúde, e a gente tornar cada vez mais digital a nossa saúde, a gente sabe que a telemedicina entrou com força na pandemia, então a gente quer apoiar esse serviço”, citou como um dos exemplos de trabalho em conjunto.

Deixe um comentário