Rita Felchak toma posse como secretária de Cultura de Guarapuava

A cerimônia marcou a oficialização no cargo; ao CORREIO, ela contou sobre o que a pasta realizará nos próximos meses

Em evento realizado na tarde desta sexta-feira (3 jun 2022), na Prefeitura de Guarapuava, o prefeito Celso Góes deu posse à secretária de Cultura, Rita Felchak. Ela já vinha atuando no Departamento de Cultura do município antes da criação da pasta.

Antes da posse, Rita conversou com o CORREIO e falou sobre o sentimento de assumir uma área que faz parte de sua vida. “A emoção é extrema, a gente não tem como mensurar. A gente já ficou tanto tempo na frente do público, mas hoje é diferente, é muito emocionante e desafiador. A gente sabe que atrás disso tudo vem uma expectativa da classe artística, da população, mas é um dia muito feliz, um dia histórico para nossa Guarapuava”, disse.

Segundo o prefeito Celso Góes, que já havia colocado como parte do programa de governo, a criação da pasta de cultura era uma demanda antiga da classe artística de Guarapuava. “Foi o setor que mais sofreu na pandemia, perderam seus empregos, ficaram sem trabalho. Agora a gente vem aí criando a Secretaria de Cultura, com a Rita que é do ramo, que é da área, então estou muito feliz”, afirmou à imprensa.

Rita contou que a Secult já está trabalhando muitas áreas dentro do setor de cultura (Foto: Redação/Correio)

AÇÕES
Rita contou que a Secult já está trabalhando muitas áreas dentro do setor de cultura e destacou as ações que serão executadas em breve, como a Conferência Municipal de Cultura e a posse dos novos conselheiros de cultura e do patrimônio histórico, em agosto.

“Em paralelo a isso nós estamos com vários projetos, o projeto Arte na Praça que nós já vamos começar agora em junho que também é um projeto novo para Guarapuava, queremos trabalhar essa vontade de sair depois de uma pandemia, de reunir a família, estar em contato com a natureza”, explicou.

O Teatro Municipal Marina Karam Primak, espaço que é de responsabilidade da secretaria, tem recebido eventos do setor e de outras áreas. Conforme a secretária Rita, o local deve sediar muito em breve um festival de teatro que está sendo alinhado junto à Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

A sede da secretaria seguirá sendo na Casa da Cultura, local que abrigava o Departamento do setor. “Lá é um lugar muito especial, que tem muita história”, frisou Rita.

CONSELHO
Conforme Felchak, o Conselho de Cultura, criado em 2020 deve se fundir com o de Patrimônio Histórico, já que segundo ela, os dois têm as mesmas pautas e demandas e juntos terão 22 cadeiras e fortaleceram mais as discussões sobre ações.

“Esse conselho começa em uma nova estrutura., numa nova configuração porque nós entramos com uma lei na câmara municipal para a junção dos dois conselhos”.

Deixe um comentário