Técnico da Ifad Guarapuava quer formar jogadores para o mercado internacional

Com passagens por continentes como África, Europa e Ásia, Eduardo da Cruz está há pouco mais de um mês trabalhando na chamada Capital da Cevada e do Malte com as categorias de base da Ifad, que é um clube formador

Com experiência em continentes como África, Europa e Ásia, o técnico Eduardo da Cruz está há pouco mais de um mês em Guarapuava, trabalhando na Ifad com as categorias do Sub-20 e profissional. Trata-se de um clube que surgiu em Imbituva (PR) e atua desde o início de 2023 na chamada Capital da Cevada e do Malte.

“Eu quero formar jogadores para o mercado mundial. Não só para o mercado brasileiro”, diz o professor, em entrevista ao CORREIO. Em outras palavras, ele conta que o objetivo é preparar atletas de qualidade para o mercado de futebol.

Por isso, um dos objetivos de Da Cruz é implantar uma metodologia de trabalho nas categorias de base da Ifad, visando uma evolução esportiva dos atletas.

“Eu acredito num modelo de jogo de ataque em velocidade, mas também faço uma recomposição em velocidade. O meu conceito de jogo é a gente trabalhar com essa bola em toques rápidos, pra gente poder atingir o gol; mas também fazer uma recomposição muito rápida quando tivermos a perda da bola”, dizendo que todo o trabalho é direcionado para o coletivo da equipe.

Atualmente, o treinador vem lapidando os atletas que já estavam na Ifad. Mas o clube está sempre aberto à chegada de novos talentos para avaliação. O plantel é formado pelo pessoal da região de Guarapuava, mesclado com oriundos de Estados como Pará, São Paulo e Bahia. “Isso é bom pra a gente. É uma mescla. Não fica só um tipo de jogador”, diz Da Cruz.

Nesse pouco tempo na “terra do lobo bravo”, o professor avalia que “está sendo um bom trabalho” na Ifad, cujo Centro de Treinamento fica no Boqueirão (no antigo campo da R9).

Atividade no Centro de Treinamento da Ifad (Foto: Cristiano Martinez)

VOLANTE
Um dos atletas do grupo da Ifad é Andrey, um jovem volante de 17 anos que veio do interior do Estado do Pará, da cidade de Jacundá.

Ele conta que está em Guarapuava desde janeiro de 2023, tendo disputado o Paranaense de base. “A experiência foi boa, com times de bela qualidade, que a gente jogou contra. Bem forte”, informando que é a sua primeira experiência no Paraná.

Na sua avaliação, o técnico Eduardo da Cruz tem muita qualidade e experiência. “Já senti uma evolução grande em minha pessoa”.

PREPARAÇÃO
A reportagem acompanhou o treinamento do grupo formado por Sub-20, Sub-17 e profissional.

Em 2023, esse plantel deve disputar o Amador Regional. Nessa caminhada, os jogadores da Ifad fizeram um amistoso contra o A. E. Danúbio, no distrito de Entre Rios. “Esses amistosos servem para dar uma minutagem aos atletas”, diz Da Cruz.

Os treinos têm sido diários. Mas duas vezes por semana, a preparação é de manhã e à tarde. “Gosto de fazer um trabalho ‘full time’”, explicando que, no período matutino, pode fazer uma atividade mais técnica, analítica; e, no vespertino, mais a parte tática, o jogo em si.

CARREIRA
Pela primeira vez, Eduardo da Cruz trabalha em Guarapuava. Mas ele já vestiu a camisa do Paraná Clube em 1998, emprestado pelo Vasco da Gama à época, quando atuava na posição de goleiro.

Com carreira curta embaixo das traves, em função de uma lesão no joelho, em 2004 iniciou na profissão à beira do campo, treinando os goleiros. Mas logo passou para o cargo de técnico, rodando o mundo, trabalhando com a base e o profissional.

Antes de Guarapuava, Da Cruz estava em Portugal. No regresso ao Brasil, recebeu o convite da Ifad, cujo presidente é Juliano Menon.

Em sua formação, o treinador alia a experiência de ter sido jogador profissional com o conhecimento teórico. “E eu, como ex-atleta, e acadêmico, acho que combinei bem essa mistura”.

Foto: Cristiano Martinez

SERVIÇO
Em Guarapuava, o Centro de Treinamento da Ifad fica na rua Dona Anastácia, 1.777, no Boqueirão. O projeto está sempre aberto para receber jogadores e escolinhas.

Para saber mais sobre o projeto, entre em contato pelo Instagram (@ifadfutebol) ou tel. (42) 9 8443-3044 (Guima).

Deixe um comentário