Pitanga comemora 79 anos com grande agenda esportiva

Foram organizados campeonatos em várias modalidades para comemorar o aniversário, já que em abril o município promove a Fest Centro, maior festa da região central do Estado

O município de Pitanga amplia neste sábado (28) suas mais de sete décadas de história, comemorando 79 anos da emancipação. Neste ano, a Prefeitura optou por uma agenda festiva voltada ao esporte, com diversas competições no dia e antes do aniversário.

Estão programados campeonatos de skate, basquete, vôlei de areia, além de passeios ciclísticos e corrida de rua. De acordo com o diretor de Esportes de Pitanga, Alexy Anderson Braz, a escolha por colocar o esporte em evidência na data comemorativa é pela procura que os pitanguenses têm pelas diversas modalidades. “O pessoal pratica muito esporte, gosta de praticar esporte e como estamos tendo bons locais para prática, estamos reformando, então a gente resolveu fazer essa comemoração dando oportunidade para todos os munícipes participarem e se divertirem”, comentou.

A variedade de esportes e de categorias devem movimentar o município nos dias 28 e 29 de janeiro. A expectativa da organização é de um grande público disputando e acompanhando as competições. “Claro que a gente gostaria que todos participassem, de todas as idades, mas a gente está torcendo para que a juventude participe em peso”, afirmou Alexy, lembrando que durante a pandemia os jovens ficaram muito tempo longe do esporte.

Tanto nas inscrições antecipadas, quanto nas que podem ser feitas no local, a Prefeitura está solicitando a doação de 1kg de alimento não perecível. O objetivo é utilizar a festividade de aniversário para promover a solidariedade com quem mais precisa. “Vamos esperar para fazer o levantamento do que foi arrecadado e vamos em busca de doar para quem precisa. Mais provável é que a gente escolha uma associação que esteja precisando e faça o repasse desses alimentos”, destacou o diretor de Esportes.

PROGRAMAÇÃO
As atividades começam no dia 28 com o passeio ciclístico adulto e infantil com concentração no Parque do Lago às 7h30 e 8h30, respectivamente e saída às 8h e 9h. As crianças terão um percurso de 2km, enquanto os adultos de 30 km.

Ainda no dia 28 ocorre o torneio society a partir das 8h, também no Parque do Lago. As inscrições podem ser feitas no local para times femininos e masculinos. À tarde ocorre o torneio de basquete em duplas para homens e mulheres. Será às 14h no Parque do Lago.

Já no dia do aniversário, no domingo (29), o dia começa com a corrida de rua com largada às 8h na Praça Largo dos Pioneiros. O percurso de 5km deve ser percorrido por atletas de todas as idades.

Já o campeonato de skate nas categorias iniciante e amador, será às 8h30. Haverá troféus de 1º a 5º colocado e as inscrições serão feitas no local. Também às 8h30 será disputado o Vôlei de Praia feminino e masculino.

Vale lembrar que, de 20 a 23 de abril, Pitanga vai movimentar a região com Fest Centro e os shows nacionais já confirmados para o grande evento. Fernando e Sorocaba, Léo e Raphael, Antony e Gabriel e Matheus e Kauan são as atrações.

HISTÓRIA
Apesar dos 79 anos como município, a história de Pitanga começou muito antes. Os primeiros povoadores, por exemplo, chegaram em 1847, alguns vindo por Guarapuava, outros por Cândido de Abreu, e por Campo Mourão.

Já em 1914, chegaram em Pitanga os primeiros colonos oriundos de Rio do Patos, município de Prudentópolis. Em 28 de janeiro de 1944, ocorreu a instalação do município de Pitanga, desmembrado de Guarapuava.

Em entrevista ao CORREIO em 2022, o pesquisador Clemente Gaioski destacou as origens do nome Pitanga. Segundo ele, o local era conhecido como Serra da Pitanga devido a uma carreira de pitangueiras existente no morro que hoje é conhecido como Serra do Ouro. A origem do nome vem do Tupi: “pi’ significa fruta e ‘tanga’, vermelha”, explica.

Outra possibilidade, conforme o pesquisador, é que no local onde hoje se encontra o cemitério municipal, existia uma pitangueira. Os temporais que passaram pela região acampavam embaixo da árvore. “Também a origem gerou dos tropeiros dizerem ‘vamos lá na pitanga, vamos pousar na pitanga’ e assim ficou o nome do município”, contou Clemente na época.

Deixe um comentário