‘É o GreNal da solidariedade. Não é da rivalidade’, diz cônsul colorado
Em nome de uma causa social, torcedores guarapuavanos dos tradicionais times gaúchos Grêmio e Internacional puseram a histórica rivalidade de lado para se mobilizarem em prol de duas entidades assistenciais: Vidas por Vidas e Anjos Inocentes.
Neste domingo (19 setembro), a partir de 10h30, ocorrerá o “GreNal Solidário”, um jogo festivo promovido pelos Consulados do Internacional e Grêmio de Guarapuava. Será uma disputa eletrizante, mas apenas fora das quatro linhas. Dentro de campo, a disputa entre os dois consulados será apenas para tornar a ação ainda mais brilhante.
O objetivo desse amistoso é mobilizar os guarapuavanos (torcedores de qualquer time) a fazerem doações e concorrerem a uma camisa oficial do clube de coração (não precisa ser Grêmio ou Inter). “É o GreNal da solidariedade. Não é da rivalidade”, diz o cônsul do Inter em Guarapuava, Tiago Martins, em conversa com o CORREIO.
Segundo ele, o mais importante não é o resultado desse amistoso, mas sim a arrecadação solidária. Além, claro, de fortalecer a marca dos dois times gaúchos junto a torcedores e comunidade. “São dois clubes que crescem um por causa do outro”, avalia, destacando que os consulados têm uma boa relação em Guarapuava, que é de respeito em meio a tradicional rivalidade das cores.
Em resumo, o pedido é para as pessoas se unirem pela paixão do futebol e doar às entidades atendidas pelo “GreNal Solidário”. Martins afirma que está tendo uma adesão grande entre as pessoas, com apoios (imprensa, cidade, torcedores etc.) e patrocínios.
ORGANIZAÇÃO
Martins conta que o evento vem sendo organizado há menos de 30 dias, envolvendo seis integrantes dos dois consulados – o cônsul gremista é Marcelo Antonelli Guaragni. Porém, é uma ideia antiga que começou a tomar forma em 2020, quando foram discutidas as primeiras datas.
A realização do jogo solidário em setembro foi uma sugestão do cônsul colorado, que lembrou de que se trata de um mês especial para a cultura gaúcha. “Fazer um evento tradicional na Semana Farroupilha”, destacando que o ideal é promover a partida antes do dia 20 ou mesmo nesse dia emblemático (Revolução Farroupilha, Dia do Gaúcho).
Aliás, o planejamento do cônsul é transformar esse jogo num evento do calendário anual de Guarapuava, com repercussão até mesmo estadual. “A ideia, para o ano que vem, é ser um dia inteiro, talvez uma semana de GreNal”, com vários tipos de jogos: crianças, feminino, máster, principal (com participação de ex-jogadores).
Em um cenário de pandemia e restrição de público, o caminho tomado foi a transmissão pela internet (canal Conexão Local, no Facebook e YouTube) e a arrecadação por meio do Pix, um tipo de transação financeira que caiu no gosto do brasileiro. Assim, os consulados escolheram duas entidades para mobilizar torcida e sociedade: Vidas por Vidas (Grêmio), instituição da Vila Carli que cuida de pessoas em situação de rua; e Anjos Inocentes (Internacional), localizada no Morro Alto e que atende crianças e adolescentes.
CHUVAS
Em caso de chuva muito forte, esse amistoso solidário pode ser adiado para o fim de semana seguinte. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em consulta na sexta-feira (17), a previsão é de um domingo de muitas nuvens em Guarapuava; mas com zero possibilidade de chover.
PROCEDIMENTO
A doação funciona assim: escolha uma das duas entidades de sua preferência:
🇧🇼 Vidas por Vidas – Grêmio
Pix: 12192677000158 (CNPJ)
🇦🇹 Anjos Inocentes – Inter
Pix: 32056014000113 (CNPJ)
A cada R$ 10, você concorra a uma camisa oficial do time de coração. O comprovante do PIX deve ser encaminhado para o WhatsApp (42) 9 9909-8895. Quanto mais doar, mais chances de ganhar.
O sorteio acontecerá dia 20/09 no Instagram do “GreNal Solidário” (www.instagram.com/grenalsolidario/). O valor da camisa será de até R$ 300 a ser escolhida pelo vencedor do sorteio. Válido para doações feitas até dia 19/09, às 12h.