Em Guarapuava, avenida Beira Rio está com a construção em fase avançada

A obra, que é considerada de grande porte, integrará a PR 466 com a BR 277 para melhorar o fluxo de veículos e oferecer segurança e conforto aos motoristas

Um dos mais belos projetos de urbanismo do Paraná, a Avenida Beira Rio, em Guarapuava, é uma obra de transformação e de embelezamento na cidade. Depois de concluída, a grande avenida ligará os bairros Industrial e Vila Carli, margeando o Rio Xarquinho, indo da PR 466 à BR 277, seguindo até a trincheira da Vila Carli.

A construção objetiva melhorar o fluxo de veículos, oferecendo segurança e conforto aos motoristas. Além do asfalto, será feita a sinalização viária, serviços de paisagismo, iluminação, calçadas e ciclovias. O projeto inclui ainda, pistas duplas nos dois sentidos do trânsito, canteiro central e iluminação.

Atualmente, cerca de 30% da obra foi executada, compreendendo os serviços de infraestrutura, como base e redes de drenagem. Na segunda quinzena de agosto, será aplicada a massa asfáltica, atingindo, portanto, 50% do trabalho. A partir de então, as equipes avançam para a fase final do projeto considerado de grande porte e de suma importância para a população.

De acordo com o prefeito Celso Góes, a obra é necessária no município, porque, além de beneficiar a população do entorno com a revitalização de toda a região, oferece ainda, segurança para quem está de passagem pela cidade, e dignidade para quem mora nas imediações que terão os imóveis valorizados.

“A Avenida Beira Rio não será apenas mais uma das tantas obras executadas em nossa cidade, mas sim, um trabalho de grande porte em se tratando de infraestrutura urbana no município. Além de garantir melhoria na circulação da população do entorno, principalmente, no Bairro Xarquinho e região do Bairro Industrial, daremos mais segurança às pessoas que atravessam as rodovias diariamente. Este é um trabalho de integração entre a PR 466 e a BR 277. Isto reforça nosso compromisso para com a população que precisa e merece todas as melhorias e implantação de recursos que facilitem a mobilidade. A valorização dos imóveis no entorno já é um fato. Temos orgulho de executar essa obra tão importante para nosso município”, evidenciou Celso Góes.

Foto: Secom Guarapuava

A secretária de Obras de Guarapuava, Jacqueline Satiko Tsuji, explicou que o projeto, que está sob a responsabilidade de sua Pasta, está sendo realizado em duas etapas. Ela também destacou que as documentações relativas à construção estão em ordem e, por isso, os trabalhos poderão ser desenvolvidos sem interrupções até sua conclusão.

“Quando assumi este trabalho na Secretaria de Obras, analisei pendências e alguns documentos que estavam faltando. As pendências eram em relação à interpretação do projeto. Tudo foi sanado junto à construtora responsável pela execução da obra. Os serviços compreendem duas etapas. A primeira fase da construção começou na PR 466, até a Rua Dourados. Com isso, vamos garantir o acesso da população a este trecho da Beira Rio. Desta forma, enquanto a empresa realiza a pavimentação, que é a parte final dos trabalhos até a Rua Dourados, outras equipes passam a desenvolver novas tarefas no trecho que chega à BR 277. Com a união de forças entre as equipes, conseguiremos concluir o projeto”, detalhou a secretária.

Na fase atual, as máquinas trabalham na movimentação e compactação do solo, bem como, realizando cortes e aterro. Além disso, entre a BR 466 e a Rua Dourados, foi iniciada a construção da base e da sub-base que compõem a estrutura que fica abaixo da camada de asfalto. Jacqueline contou que a primeira fase dos serviços exigiu a adequação do local para dar condições de execução da obra.

“O Rio Xarquinho, devido à concepção do trabalho, teve mudança e retificação em seu curso, mas nada que atrapalhasse a vida do cidadão. Esse foi um alinhamento necessário para continuarmos as obras sem interrupções. Houve também, mudanças nas redes públicas de água, esgoto, drenagem e iluminação pública. Agora, tudo está caminhando perfeitamente e trabalhamos de forma intensa para chegarmos à fase final do projeto”, concluiu a secretária.

Deixe um comentário