Filarmônica Lobo Guará/Unicentro brilha com repertório eclético em abertura da Primavera Musical 2023

Na primeira noite, a Filarmônica Lobo Guará/Unicentro brilhou no palco do Teatro Municipal Marina Karam Primak, com repertório eclético, indo do rock ao popular, com números dedicados ao repertório de Tim Maia, Ennio Morricone, Michael Jackson, Pink Floyd, ABBA, música disco, música caipira, samba/pagode, trilhas de filmes…

Realizada pela Diretoria de Cultura (Dirc) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Primavera Musical 2023 abre o cenário cultural em Guarapuava na chamada “estação das flores”.

“A Primavera Musical é uma maneira de homenagear e celebrar a chegada da estação, com apresentações artísticas que acontecerão nos dias 18 e 19 de setembro de 2023”, diz a Dirc, em post nas redes sociais. “A Primavera é associada à renovação da vida e inspirou incontáveis poesias e composições musicais ao longo dos tempos, desde as clássicas às contemporâneas. Essa estação é frequentemente vista como um símbolo de harmonia e suavidade, refletindo transição e renascimento”.

Na primeira noite, nesta segunda-feira (18), a Filarmônica Lobo Guará/Unicentro brilhou no palco do Teatro Municipal Marina Karam Primak, com repertório eclético, indo do rock ao popular, com números dedicados ao repertório de Tim Maia, Ennio Morricone, Michael Jackson, Pink Floyd, ABBA, música disco, música caipira, samba/pagode, trilhas de filmes… e até mesmo Chaves/Chapolin.

Chaves “invadiu” o palco e tomou o lugar do maestro (Foto: Cristiano Martinez)

Aliás, o famoso personagem mexicano da TV “invadiu” o concerto, atrapalhando a vida do maestro. Tudo não passava de mise-en-scène. Do mesmo modo que, em outro momento do espetáculo, um “Village People” arrancou risos da plateia.

Inclusive, o público lotou as poucas mais de 300 poltronas no Teatro Municipal para acompanhar a apresentação, que tinha imagens projetadas na telona em sintonia com as seções do concerto. Uma das presenças ilustres foi do reitor da Unicentro Fábio Hernandes e da diretora de Cultura da universidade, Níncia Teixeira, que saudou o evento no cerimonial.

Formada em 2019, a Filarmônica Lobo Guará/Unicentro é uma iniciativa de alguns músicos que pensavam na possibilidade de formar um grupo instrumental. A partir de 2022, com uma parceria com a Unicentro, o grupo passou a integrar o Programa Unimúsica e compor a estrutura artístico-cultural da universidade, com programação de atividades musicais.

Atualmente, a Filarmônica é composta por 30 integrantes, entre adolescentes e adultos.

SEGUNDA NOITE

Nesta terça-feira (19), a Primavera Musical continua no Auditório Francisco Contini do campus Santa Cruz da Unicentro, a partir das 19 horas. A programação está disponível no perfil da Dirc (https://www.instagram.com/_dirc/).

A programação foi pensada para proporcionar uma verdadeira experiência musical entre os variados ritmos e artistas que se apresentarão.

A entrada acontecerá por meio de ingressos que poderão ser retirados gratuitamente na Diretoria de Cultura – Campus Santa Cruz.

Diretora de Cultura da Unicentro, profa. Níncia Teixeira (Foto: Cristiano Martinez)
Deixe um comentário