Editora resgata HQ histórica feita pela dupla Flavio Colin e Ota nos anos de 1980

O mais recente resgate histórico da obra do lendário artista brasileiro Flavio Colin (1930-2002) é a HQ “Os estranhos hóspedes do Hotel Nicanor”, trabalho feito a quatro mãos com o roteirista/editor Ota (1954-2021) nos anos de 1980. O gibi está em fase de pré-venda pela MMarte Produções

A obra do quadrinista brasileiro Flavio Colin (1930-2002) vive, nos últimos anos, o merecido redescobrimento no mercado editorial brasileiro. Editoras têm relançado antigas HQs do mestre, muitas delas fora de catálogo ou que precisam de restauração.

O mais recente resgate histórico é o quadrinho “Os estranhos hóspedes do Hotel Nicanor”, trabalho feito a quatro mãos com o roteirista/editor Ota (1954-2021) nos anos de 1980. O gibi está em fase de pré-venda pela MMarte Produções. A edição tem 220 páginas em preto e branco, papel pólen, formato 21 x 29,7cm, a R$ 79,90 (com frete grátis para todo o Brasil).

Para quem não sabe, a série “Os estranhos hóspedes do Hotel Nicanor” começou a ser publicada em fevereiro de 1981, no vigésimo número da antológica revista de terror Spektro. Era publicada pela Vecchi e pilotada pelo lendário editor Otacílio d’Assunção Barros, o Ota.

Com roteiro de Juka Galvão (na verdade um pseudônimo do próprio Ota) e arte do inigualável Colin, a HQ trazia um impagável mix de horror gore e humor histriônico, temperado com pitadas de erotismo. “Em suma, um exemplar do mais alto nível daquilo que de melhor e mais original a tradição do quadrinho de terror brasileiro produziu. O sucesso foi imediato e o ‘Hotel Nicanor’ ganhou mais quatro episódios que se estenderam até o ano seguinte, quando o ciclo dos gibis de terror da Vecchi infelizmente chegava ao seu fim”, diz a MMarte.

Doze anos depois, rebatizado de “Hotel do Terror”, Nicanor e seus amigos (algozes) monstruosos ressuscitam em uma nova encarnação, agora sob o selo Ota Comix. Planejado como uma minissérie em 3 edições, apenas o número de estreia veio a público, mostrando uma vez mais a sintonia e genialidade da dupla de criadores.

Passadas quase três décadas, finalmente chegou o momento do “Hotel Nicanor” reabrir suas portas. “Todas as histórias publicadas pela Vecchi e pela Ota Comix foram reunidas – e escaneadas diretamente dos originais de Flavio Colin. Além disso, duas HQs inéditas (‘Café Reforçado no Hotel Nicanor’ e ‘Cerco ao Hotel Nicanor’), produzidas para o segundo número do ‘Hotel do Terror’, finalmente verão a luz do dia”, acrescenta a editora.

Material tem o famoso traço estilizado de Colin (Arte: Reprodução)

CONTEÚDO
A nova edição trará ainda uma ampla seção de extras contendo dezenas de páginas a lápis de Flavio Colin, ilustrações promocionais nunca publicadas, paratextos, um roteiro completo para uma HQ jamais desenhada e o projeto de um RPG que Ota começou a desenvolver a partir do universo da série. Tudo em formato avantajado, para que possamos nos deliciar com cada detalhe da maravilhosa arte de Colin.

Não mais entre nós, os saudosos Flavio Colin e Ota estão certamente entre os maiores quadrinistas que o Brasil já teve. Uma brilhante dupla criativa que atingiu seu ápice em “Os estranhos hóspedes do Hotel Nicanor”. Este livro é, antes de mais nada, a maneira de celebrar a vida e a obra destes dois mestres.

LANÇAMENTOS
Além de “Os estranhos hóspedes do Hotel Nicanor”, estão programadas mais quatro republicações do material produzido por Colin ao longo da carreira.

Em 2022, a Comix Zone deve lançar uma nova edição de “A Guerra dos Farrapos”, HQ feita em parceria com Tabajara Ruas nos anos de 1980. Já para 2023, essa editora prometeu “Fawcett”, quadrinho produzido por Colin com André Diniz e que conta a saga do coronel britânico Percy Harrison Fawcett, que se embrenhou nas selvas brasileiras em 1925, numa missão sem volta.

E a Skript Editora pode publicar “O boi das aspas de ouro”, com previsão para novembro de 2022. “Há outras negociações em andamento! Aguardem novidades em breve e separem espaço nas prateleiras para sua coleção Flavio Colin!”, diz o perfil oficial do quadrinista nas redes sociais.

BIBLIOTECA
A informal “Biblioteca Flavio Colin” se destaca por mais três publicações recentes. Em 2021, a Pipoca e Nanquim apresentou a coletânea “Terror no Inferno Verde”, que traz algumas das melhores HQs escritas e desenhadas pelo mestre.

Dono de um traço completamente único, Colin foi um desbravador do mercado nacional e, sem dúvida, um de seus principais expoentes. Ao longo de quase 50 anos de carreira, esse fabuloso artista encantou milhares de leitores em narrativas de diferentes gêneros, com destaque para o terror, suspense, romance histórico e erotismo, sempre com uma forte influência de temas tipicamente brasileiros.

No ano passado, a Conrad publicou uma edição comemorativa de 20 anos do gibi “Estórias Gerais”, com roteiro de Wellington Srbek e arte de Colin. Produzido entre janeiro e outubro de 1998, o material é considerado um dos melhores quadrinhos brasileiros já criados. A história em quadrinhos se passa no sertão mineiro da década de 1920, em meio a coronéis e jagunços, disputas entre bandos rivais e pequenas narrativas fabulosas que se amarram em uma trama maior.

E, também em 2021, a Figura lançou “Edição de Artista # 1. Aventuras do Anjo”, que reproduz em fac-símile as artes originais de uma história em quadrinhos. Foi na revista Aventuras do Anjo – inspirada na série homônima de radionovela escrita e protagonizada por Álvaro Aguiar entre os anos 1940 e 1960, na Rádio Nacional – que o talento do então jovem Colin se destacou, fazendo da revista um sucesso de vendas.

Deixe um comentário