Mais de 350 pessoas de Guarapuava foram atendidas pelo programa Cuide-se+

A iniciativa da Prefeitura faz parte da campanha “Marços de Todas as Mulheres”, da SPPM. A ação se deu graças a uma parceria entre o Município e o Sistema Fiep, com apoio dos sindicatos Sindusmadeira e Sindirepa

Com mais de 350 atendimentos (sendo que a maioria foi de mulheres) em Guarapuava para a realização de exames, encerrou-se nesta quinta-feira, dia 14 de março, a passagem da carreta (que é um ambulatório itinerante) do programa Cuide-se+ do Serviço Social da Indústria (SESI).

A iniciativa integra a programação da campanha “Março de Todas as Mulheres”, promovida pela Prefeitura de Guarapuava por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), em parceria com o SESI, via Sindusmadeira (Sindicatos das Indústrias de Madeira de Guarapuava) e Sindirepa (Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios de Guarapuava).

“Eu agradeço imensamente ao Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), por meio do SESI, e aos sindicatos parceiros aqui de nossa cidade, que não mediram esforços para que este programa se estendesse a mais pessoas de nossa comunidade, sobretudo, às mulheres que precisam dos exames de prevenção ao câncer. Nossa Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres tem criado caminhos e mecanismos que vão ao encontro das necessidades da nossa população, sobretudo, da população feminina. Precisamos e queremos cuidar de todos. Com essas parcerias exitosas, estamos conseguindo atingir cada vez mais pessoas em se tratando de saúde. Eu falo isso, porque sou um profissional da saúde e sei o quanto um diagnóstico precoce pode salvar vidas”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

Para Priscila Schran de Lima, secretária da SPPM em Guarapuava, a passagem da carreta do Programa Cuide-se + pelo município foi além das expectativas, uma vez que as equipes procuraram, de todas as formas, atender ao maior número de pessoas possível, por meio de encaixes e ajustes de horários.

“Eu me sinto extremamente feliz por esta iniciativa e pela disponibilidade das equipes que trabalham na carreta do Cuide-se+. Destaco aqui que nossa parceria com a Casa da Indústria, vai muito além da profissionalização, pois tem atingido agora, a questão do cuidado e do autocuidado que as pessoas, sobretudo as mulheres, podem e precisam ter com a sua saúde. Esta é a primeira vez que a carreta vem para Guarapuava com o intuito de atender ao público em geral e, principalmente, os trabalhadores da indústria. O previsto era que cerca de 300 pessoas realizassem consultas, mas as equipes foram além e promoveram o encaixe e ajustes de horários de quem procurou o Programa para realizar seus exames. Isto demonstra o comprometimento de todos em favor desta causa maior que é a saúde”, sublinhou Priscila.

O presidente do Sindusmadeira, Edson Hideki Ono, falou da parceria com a Prefeitura de Guarapuava no programa e destacou que o foco sempre será a saúde preventiva para toda a população e não apenas para os trabalhadores da indústria.

“Este é um momento de conscientização, de prevenção e de muito cuidado com a saúde. O Cuide-se+ tem a ver com a sensibilização das pessoas em favor de uma causa maior, que é a vida. Além de oferecer este serviço apenas para pessoas ligadas à indústria, por meio desta parceria com a Prefeitura de Guarapuava, foi possível ir além e atender a mais pessoas de nossa comunidade. Agradeço ao prefeito Celso Góes e à secretária Priscila (Schran de Lima) pelo empenho e dedicação em favor de todos. Este é o primeiro de muitos trabalhos preventivos que vamos desenvolver juntos”, destacou Edson.

Conforme comentou o presidente do Sindirepa, Márcio Zanona, a ação foi de extrema importância para toda a população de Guarapuava, uma vez que o programa tem foco na orientação e na prevenção às doenças, principalmente, ao câncer.

“Por meios legais, em uma união de forças entre a Fiep e a prefeitura de Guarapuava, em parceria com nossos sindicatos, conseguimos ajudar a muitas pessoas, principalmente oferecer apoio àquelas que, muitas vezes, não têm condições de pagar por um exame. Acredito que conseguimos desenvolver uma boa campanha neste mês de março, que é um período dedicado às mulheres e aos cuidados com a saúde. O Cuide-se+ é também uma oportunidade para que os homens façam seus exames e se previnam contra o câncer de pele e de próstata. Além de realizar os exames, todas as pessoas receberam orientações sobre como se cuidarem”, destacou Zanona.

Quem não deixou de aproveitar a oportunidade para cuidar da saúde e realizar os exames, foi Simone Hardt, de 40 anos. A fiscal de loja disse que ficou sabendo da presença da carreta do Cuide-se+ em Guarapuava pela sua irmã. Ela agendou a consulta pela internet, via site da Prefeitura, e na manhã desta quinta-feira, compareceu para os procedimentos. Conforme observa, esta é a primeira vez que faz sua mamografia.

“Minha irmã ficou sabendo que estavam fazendo os exames aqui na carreta e me passou o link. Eu fiz minha inscrição pelo site da Prefeitura e hoje compareci para fazer os procedimentos. Esta foi minha primeira mamografia. Eu acho esta iniciativa muito importante, pois cuidar da saúde é nosso dever”, comentou Simone.

Olívia Veríssimo da Luz, de 60 anos, foi uma das primeiras atendidas no Itinerante, na terça-feira. Ela relatou sobre sua experiência e a importância dos serviços oferecidos.

“Estou muito feliz em estar aqui hoje, tendo a oportunidade de realizar meus exames. Fui muito bem-atendida e foi muito rápido. As mulheres precisam saber sobre esses serviços oferecidos e a importância em realizar esses exames para a nossa saúde”, disse na ocasião.

A carreta, que é um ambulatório itinerante dos mais modernos, ficou instalada na Praça Cândido Xavier, em frente ao Paço Municipal desde a última terça-feira, até o fim da tarde desta quinta-feira, 14 de março. No período, foram disponibilizados exames gratuitos como Papanicolau para mulheres que já iniciaram atividade sexual, mamografia para mulheres a partir dos 40 anos ou com indicação médica por escrito, avaliação para câncer de pele para aqueles que apresentam evidências, manchas ou queixas preocupantes, e PSA (Próstata) para homens a partir dos 40 anos ou com histórico familiar a partir dos 35 anos.