Secult realiza exposição sobre artistas guarapuavanas, em comemoração ao Mês da Mulher

Iracema Trinco Ribeiro e Cybele Pinheiro Ribeiro são importantes nomes da história e da arte de Guarapuava

O público já pode visitar, no Museu Visconde de Guarapuava, uma exposição em comemoração ao mês da mulher.

A exibição, promovida pela Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), resgata a história de duas artistas plásticas importantes para o município, Cybele Pinheiro Ribeiro e Iracema Trinco Ribeiro. A mostra fica em cartaz até o dia 30 de março.

“Estamos entusiasmados em trazer ao público a história de duas artistas visuais pioneiras de Guarapuava. É uma oportunidade de celebrar o talento e a contribuição dessas mulheres para nossa história. Esperamos que esta exposição inspire e destaque a importância do papel das mulheres na arte e na história de nossa comunidade”, comentou a secretária de Cultura, Rita Felchak.

Dona Iracema Trinco Ribeiro nasceu em Curitiba e se destacou como mestra guarapuavana da pintura. Ela produziu cerca de 400 obras em seus anos de carreira, retratando a história da cidade, figuras e lugares, além de regiões do Paraná e aspectos de religiosidade. Suas produções estão disponíveis em Guarapuava e em demais Estados do Brasil, assim como em outros países, como Estados Unidos, Alemanha, Itália, China e Suíça. Hoje, o Centro de Artes Municipal leva seu nome.

Por sua vez, Cybele Pinheiro Ribeiro nasceu em Guarapuava e mudou-se para o Rio de Janeiro aos 16 anos. Aprendeu pintura, escultura e cerâmica com artistas como Henry Chamberlain, Salvador Caruso, Henrique Cavalleiro, Edson Motta, Guttmann Bicho e outros. Aos 36 anos realizou sua primeira exposição em óleo sobre tela no Salão Fluminense de Belas Artes. Cybele foi a primeira professora de cerâmica do Brasil.

Serviço
Exposição Mulheres Históricas

Data: 13 a 30 de março

Local: Museu Visconde de Guarapuava – Rua Visconde de Guarapuava, 288 – Centro, ao lado da Praça 9 de Dezembro

Horário: De segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h