Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado abre inscrições para o Prêmio São Paulo de Literatura 2021

Criado em 2008, o Prêmio São Paulo de Literatura tem como objetivo estimular a produção literária de qualidade, valorizar o setor e favorecer a formação de leitores e escritores, reconhecendo grandes nomes e também novos talentos. Confira na coluna: cursos de Extensão em Cultura, quadrinho “Blue Note – Os últimos dias da Lei Seca”, Agência Bloomberg no Brasil

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado está com inscrições abertas para a 14ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura, o maior do país em premiação individual para o gênero. Serão contemplados um autor pela categoria “Melhor Romance de Ficção do Ano de 2020” e outro como “Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2020”. Cada ganhador receberá um prêmio de R$ 200 mil. As informações são do site da premiação.

Criado em 2008, o Prêmio São Paulo de Literatura tem como objetivo estimular a produção literária de qualidade, valorizar o setor e favorecer a formação de leitores e escritores, reconhecendo grandes nomes e também novos talentos.

Para concorrer, a obra de ficção deve ter sido escrita originalmente em português e ter sua primeira edição publicada ao longo de 2020. Somente obras no formato impresso, com ISBN, podem participar. Os interessados têm até as 23h59 do dia 06/09/2021 para se inscrever pelo link da plataforma. O edital está disponível no site do Prêmio São Paulo de Literatura (https://premiosaopaulodeliteratura.org.br/).

Na categoria “Melhor Romance de Ficção do Ano de 2020”, poderão se inscrever autores que já publicaram romances anteriormente. Já na categoria “Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2020”, os escritores podem ter obras publicadas em outros gêneros, desde que o livro inscrito seja o seu primeiro romance de ficção.

Cursos
A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (Secc), por meio da Superintendência-Geral da Cultura, junto à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), disponibiliza gratuitamente três cursos de Extensão em Cultura para o público em geral. São, ao todo, mil vagas por curso, limitadas por município. As inscrições abrem em 13 de agosto e poderão ser feitas AQUI.

Curso 2
Diferentemente da oferta no primeiro semestre, em que os cursos eram voltados apenas para agentes que atuavam na gestão da cultura de cada município e sujeitos à aprovação do dirigente cultural, agora qualquer interessado, independentemente da área de atuação na cultura, poderá participar. O município de Guarapuava tem seis vagas mínimas; Pitanga, três; Turvo, duas; Pinhão, três; Nova Tebas, duas.
Confira outros municípios: Confira AQUI.

Curso 3
Na modalidade de ensino a distância (EaD), os cursos integram o Programa de Capacitação e Formação em Cultura. São eles: Fundamentos da Cultura, com a professora doutora Sandra Borsol (de 19 de agosto a 22 de setembro); Introdução às Políticas Públicas Culturais no Brasil, com a professora especialista Alessandra Perrinchelli Bucholdz (de 23 de setembro a 27 de novembro); e Elaboração de Projetos Culturais, com a professora especialista Alessandra Perrinchelli Bucholdz (de 28 de novembro a 1º de dezembro).

Mais informações: https://www.comunicacao.pr.gov.br/Pagina/Programa-de-Capacitacao-e-Formacao-em-Cultura

Quadrinhos
Lançamento de agosto da editora brasileira Mythos, “Blue Note – Os últimos dias da Lei Seca”, volume 1, está em pré-venda. É um quadrinho produzido pela dupla Mathieu Mariolle (roteiro) e Mikael Bourgouin (desenho) e que se passa durante o ano de 1933, em Nova Iorque. A era da Lei Seca está chegando ao fim e, com ela, toda uma estrutura montada por gângsteres, clubes de música, subornos e venda ilegal de álcool também está prestes a mudar. Neste cenário marcante da história americana, vemos dois protagonistas terem seus destinos entrelaçados pela mudança dos tempos. Jack Doyle, um irlandês turrão, é convencido a voltar aos ringues depois de cinco anos afastado, e o jovem guitarrista R.J. encanta com sua habilidade Vincenzo, o dono de um clube famoso na cidade e também um perigoso mafioso. Ambos acabam se metendo em negócios escusos gerados pelo mal que habita a cidade grande, tendo seus destinos entrelaçados mesmo sem saber.

Quadrinho é produzido pela dupla Mathieu Mariolle (roteiro) e Mikael Bourgouin (desenho) – Foto: Reprodução

Quadrinhos 2
“Com um roteiro carregado com a atmosfera da época por Mathieu Mariolle e uma arte sinestésica de Mikaël Bourgouin, Blue Note mistura jazz, boxe e noir para nenhum fã de ‘Intocáveis’ e ‘Boardwalk Empire’ botarem defeito!”, diz a editora brasileira. “Blue Note” está disponível com 40% AQUI.

Comunicação
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a Agência Bloomberg deve lançar em agosto deste ano sua plataforma de notícias no Brasil, com conteúdo em português e espanhol sobre negócios, economia, política, cultura, estilo de vida, ciência e tecnologia. O serviço é resultado de acordo com a Falic Media. A cobertura vai abranger mais de 30 países da América Latina e Caribe e também contará com traduções de material da Bloomberg em inglês.

Comunicação 2
O jornal paulistano ainda conta que a plataforma será comandada no Brasil por Toni Sciaretta, jornalista com passagens pela Folha de S.Paulo e pelo Valor. A Línea terá 70 funcionários, sendo 40 na Redação brasileira, em São Paulo.

Deixe um comentário