Prêmio Oceanos 2022 tem inscrições abertas até 24 de abril

O valor total do prêmio é de 250 mil reais – 120 mil para o primeiro colocado, 80 mil para o segundo e 50 mil para o terceiro. Confira mais detalhes na edição de hoje da coluna NOTAS TROPICAIS, que tem ainda: banda Bad BeBop (com Celso Costa), álbum de guitarrista do Roupa Nova, novo projeto do Nasi (Ira!), oficinas de fotografia do LAB em Guarapuava, Museu Visconde de Guarapuava

Começa nesta segunda-feira (14 ma 2022) um novo ciclo de inscrições do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa. Até às 23h59 de 24 de abril, estão abertas as inscrições para a edição 2022 e podem ser inscritas obras editadas em qualquer lugar do mundo, desde que escritas originalmente em língua portuguesa, nos gêneros romance, poesia, conto, crônica e dramaturgia, e publicadas entre 1o de janeiro e 31 de dezembro de 2021. O valor total do prêmio é de 250 mil reais – 120 mil para o primeiro colocado, 80 mil para o segundo e 50 mil para o terceiro.

As inscrições podem ser feitas pela editora ou pelo autor, com o preenchimento da ficha de inscrição e a inclusão da obra inscrita, tanto em versão impressa quanto digital, em formato PDF no site https://www.itaucultural.org.br/oceanos. O regulamento desta edição também está disponível na página.

A plataforma digital que disponibiliza os formulários de inscrição e recebe os PDFs dos livros inscritos para leitura e avaliação dos jurados foi desenvolvida pelo Itaú Cultural (IC) e vem, a cada edição, realçando as informações das literaturas em língua portuguesa para melhor atender às necessidades dos meios acadêmico, editorial e livreiro.

Avaliação
Os livros inscritos e validados pela curadoria do prêmio são lidos e avaliados por júris internacionais compostos de escritores, poetas, professores e críticos literários dos países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O processo de avaliação é realizado em três etapas consecutivas. Na primeira, o Júri de Avaliação elege as 50 obras semifinalistas entre os concorrentes e escolhe, por votação, os membros dos júris subsequentes (Intermediário e Final). Na segunda etapa, o Júri Intermediário seleciona dez finalistas entre os 50 semifinalistas eleitos pelo júri anterior. Por fim, na terceira etapa, o Júri Final escolhe os três vencedores entre os dez finalistas.

2021
Em 2021, foram premiados “O plantador de abóboras”, do escritor timorense Luís Cardoso de Noronha, em 1º lugar; “O ausente”, do brasileiro Edimilson de Almeida Pereira, em 2º lugar; e “O osso do meio”, do português Gonçalo M. Tavares, em 3º lugar.

Celso Costa
A Bad BeBop está com nova formação. A banda, que tem o guarapuavano Celso Costa (ex-Kingargoolas) na bateria passou, a ser um quarteto com a entrada de José Trindade (vocais) e Roger Larsen (baixo/voz). “Ambos com seus trabalhos reconhecidos no underground curitibano, vieram somar a nossa trajetória. Muito obrigado pela parceria e em breve anunciaremos nosso retorno pós pandemia/estreia da nova formação nos palcos”, diz a banda, por meio de suas redes sociais.

Celso Costa (o segundo, da esq, para dir.) é de Guarapuava (Foto: André Centofante)

Celso Costa 2
“Foram mais de dois anos sem fazer música. Dentre tantas coisas que passamos nestes tempos dificílimos, uma das alegrias é saber que estamos aqui para continuar tocando e voltar a fazer o que damos o sangue para fazer, o lugar onde me identifico neste mundo”, diz a banda.

Instrumental
Guitarrista do Roupa Nova, Kiko Pereira lançou recentemente um álbum solo: “Energia”. O disco apresenta oito faixas instrumentais em que o veterano guitarrista mostra todo o seu talento e técnica.

Nasi
Nasi (vocalista e cofundador do Ira!) está com novo projeto musical na praça: Nasi & Os Spoilers. É uma banda formada por ele, Daniel Tessler (guitarra e voz), Gustavo X (guitarra) e Johnny Zanei (baixo). Na última sexta-feira (11 mar 2022), o grupo lançou um single nas plataformas digitais. Trata-se da balada “Fedback”, composição de Johnny Boy, lendário músico de estúdio e atualmente baixista no Ira!

Nasi 2
Assim como os singles anteriores “Na América do Sul” (2021) e “Spoilers” (2022), “Feedback” é música gravada com o toque da bateria de Steve White, músico inglês associado ao trabalho com bandas como The Style Council. “Com a gravação de ‘Feedback’, a intenção de Nasi & Os Spoilers é evocar o universo do rock inglês, tentando reanimar o espírito do romantismo mod dos anos 1960”, diz o Blog do Mauro Ferreira.

Museu
O Museu Visconde de Guarapuava está com programação especial no mês da mulher. Trata-se da exposição “Lugar de Mulher”, que traz ao público objetos do acervo, os quais, em seu contexto histórico de origem, eram intrinsicamente ligados a atividades ditas “femininas”. Juntamente a esses objetos, em exibição um breve documentário com o relato de 12 mulheres atuantes nas mais distintas profissões. O Museu Visconde de Guarapuava fica aberto de segunda a sexta das 8h às 17h. Instituições de ensino podem agendar sua visita pelo telefone 3623-2426.

LAB
O LAB – Laboratório de Ideias, em Guarapuava, anunciou o retorno de suas oficinas. No dia 26 de março, às 13h30, na Casa da Cultura (rua Alcione Bastos, 1.821, Alto da XV), será ofertada uma atividade com fotografia, explorando as possibilidades da iluminação natural. A aula é gratuita e você pode levar tanto seu celular quanto sua câmera. As vagas são limitadas. Inscrições AQUI.

LAB 2
Outra oficina gratuita do LAB também é de fotografia, mas sobre efeitos ópticos e iluminação artificial. Será dia 23 de março, às 19h, também na Casa da Cultura. O aluno poderá levar tanto celular quanto câmera. Inscrições AQUI.

LAB 3
O LAB – Laboratório de Ideias é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e conta com a parceria do Departamento de Cultura para a realização desses eventos.

Deixe um comentário