Museu Visconde de Guarapuava está na 15ª Primavera dos Museus com exposição na Casa da Cultura

A proposta expositiva foca no advento da máquina de escrever no pós-guerra e na possibilidade libertadora da emancipação da mulher na sociedade, sobretudo na legitimidade de suas próprias poéticas. Saiba mais na coluna NOTAS TROPICAIS, que tem ainda informações sobre o álbum “Ao Vivo em SP” (da Relespública) e a exibição gratuita do filme “O último prosecco” no streaming

O Museu Visconde de Guarapuava participa nesta semana da 15ª Primavera dos Museus, que é um evento organizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Para 2021, o Departamento de Cultura traz até a Casa da Cultura Dr. Eurico Branco Ribeiro (rua Alcione Bastos, 211 – Alto da XV) peças do acervo do Museu Visconde de Guarapuava.

A proposta expositiva foca no advento da máquina de escrever no pós-guerra e na possibilidade libertadora da emancipação da mulher na sociedade, sobretudo na legitimidade de suas próprias poéticas.

A edição deste ano da Primavera dos Museus propõe pensar os resíduos, o que restou, como ponto de partida para um recomeço possível, seja a partir do sonhado, ou para um recomeço necessário, partindo dessa premissa, a de que a missão dos Museus é ser guardiões de resíduos da história, mas também espaços de ressignificação dessas e de tantas perdas.

Aspas
“Em cima desta proposta, oferecemos fragmentos desta importante trajetória do movimento feminista no intuito de devolver à sociedade neste momento aquilo que guardamos na forma de reflexão, de acolhimento, de recomeço e de prova que tempos melhores virão”, diz o Departamento de Cultura.

Teatro
Buscando uma integração dos equipamentos culturais, paralela a exposição, foi dado o desafio à Coordenação do Teatro Municipal Marina Karan Primak: utilizar do acervo museológico da exposição para compor uma coreografia.

Primavera
A Primavera dos Museus ocorre até o próximo domingo (26 setembro) em mais de 680 centros culturais, museus e instituições de todo o país. Por causa da pandemia, o tema da 15ª edição do evento é Museus: Perdas e Recomeços, com discussões e reflexões sobre a atuação dos museus nos momentos de crise.

Ao vivo
A banda paranaense de rock Relespública anunciou o lançamento do álbum “Ao Vivo em SP”, via selo Volts. São 14 faixas gravadas ao vivo no dia 7 de setembro de 2005, no Teatro Cultura Inglesa em São Paulo, “um registro que é considerado o melhor show da história da banda”, diz a Reles. O material está disponível no Youtube e Spotify. Na verdade, trata-se de áudio extraído da apresentação que se tornou o DVD “MTV Apresenta” em 2005.

Grátis
Em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, o Belas Artes À La Carte realiza a 5ª edição do Cine Clube Italiano. Entre os dias 24 e 30 de setembro, assinantes e não assinantes do streaming de filmes poderão assistir gratuitamente “O último prosecco” (“C è prosecco c è speranza”, 2017), de Antonio Padovan. O acesso será por meio do À La Carte no YouTube. Para as próximas edições estão programados os filmes “O Grande Espírito” e “Duas Famílias”.

(Foto: Reprodução)

Grátis 2
O filme acompanha o inspetor Stucky investigando uma série de assassinatos e o suicídio teatral de Desiderio Ancillotto, um conde que mora nas colinas de Conegliano e Valdobbiadene, em uma história que narra o conflito entre a ganância e o respeito à terra.

Curiosidades
“O último prosecco” venceu o prêmio de Melhor Fotografia no Festival Cape Town 2017. Baseado no romance homônimo de Fulvio Ervas, é a estreia de Antonio Padovan na direção de longa-metragem.

Deixe um comentário