Museu Esportivo estreia programa ao vivo nesta sexta-feira (9), no FB e YouTube

Segundo o apresentador De Paula, a ideia é fazer um programa com cerca de uma hora de duração. Confira esta e outras notas sobre cultura e entretenimento na coluna: Escola de Dança Teatro Guaíra no Youth America Grand Prix, La Fontaine, mercado de livros, novidades da Netflix

O Museu Esportivo de Maringá (MEM) estreia nesta sexta-feira (9), às 10h, o “Programa do Museu Esportivo”, projeto apresentado pelo jornalista Antonio Roberto de Paula. A transmissão ao vivo será pelo Facebook e canal do MEM no YouTube (www.youtube.com/user/museuesportivo). Segundo De Paula, a ideia é fazer um programa com cerca de uma hora de duração. No planejamento, também existe a possibilidade de ampliar a cobertura, abrindo o leque para todo o Paraná.

Sediado em Maringá (Noroeste do Paraná), o MEM é um espaço para preservação da memória, com objetos preciosos do esporte paranaense (camisas, quadros, flâmulas etc.). O Museu Esportivo de Maringá foi criado pelo escritor e jornalista Antonio Roberto de Paula, sendo dirigido por ele e sua esposa Simone Labegalini, também jornalista. O embrião do MEM foi o videodocumentário “Histórias que a bola pesada contou”, sobre os 50 anos do futebol de salão de Maringá, produzido por De Paula em 2011 e lançado no ano seguinte.

Museu
Com o farto material fotográfico adquirido junto a esportistas da cidade, bem como documentos, jornais e revistas, surgiu o Museu Esportivo de Maringá, inicialmente nas redes sociais. Com a interatividade, atletas, ex-atletas, dirigentes, árbitros, cronistas esportivos e torcedores em geral passaram a enviar fotografias de outros esportes além do futsal.

Museu 2
Para quem é de fora da cidade de Maringá, é possível conhecer o acervo no site do MEM (www.museuesportivo.com.br/site/); ou fazer um tour virtual em 360º (www.mgtour360.com/tour/museuesportivo/). Na Cidade Canção, ele fica localizado na rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1.415, esquina com a avenida Carlos Borges, Jardim Guaporé.

Dança
A Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG) tem uma representante oficial na final do Youth America Grand Prix (YAGP), um dos maiores concursos de dança do mundo. Ana Julia Cotlinski participou da seletiva sul-americana online do YAGP em março deste ano, concorrendo com mais de 100 bailarinos e ficou entre os 22 selecionados. Normalmente, a etapa final acontece em Nova York (EUA), mas neste ano será de forma híbrida, entre esta quinta-feira (8) e 18 de julho. O YAGP oferta prêmios e bolsas de estudo para renomadas escolas de dança aos jovens bailarinos.

Dança 2
Ana Julia (19 anos) concorre com dois solos: a variação feminina “Talismã” e o solo contemporâneo “Interface”, de Patricia Otto. A preparação foi 100% online e somente a filmagem para a etapa final foi feita no palco do Guairão, uma das exigências do concurso. “Fico emocionada porque já havia tentado outras vezes. Então ser finalista em um ano tão difícil como esse é uma realização”, disse, por meio da ANPr.

Premiação
O Youth America Grand Prix é a maior competição internacional de balé e programa de bolsas de estudos sem fins lucrativos do mundo, aberto a alunos de dança de todas as nacionalidades, de 9 a 19 anos de idade. Desde 1999, concedeu mais de US$ 3 milhões em bolsas de estudo para as principais escolas de dança do mundo. Além disso, mais de 50 mil dançarinos participaram de workshops, testes para bolsas de estudo e master classes. Em 2021, em função da pandemia do coronavírus, as atividades estão acontecendo de forma virtual.

Escola de Dança Teatro Guaíra é finalista do Youth America Grand Prix (Foto: Ilustrativa/Teatro Guaíra)

Memória
Esta quinta-feira (8 julho) é especial para a literatura. Hoje, comemoram-se os 400 anos de nascimento do escritor francês Jean de La Fontaine. Ele estreou com a obra “Contos”, em 1665, publicada em vários volumes. Mas sua obra mais importante, que o tornou conhecido mundialmente, foram as “Fábulas”, que reúnem histórias famosas em todos os continentes, como “O lobo e o cordeiro” e “A cigarra e o formiga”. A fábula é um conto popular que, em geral, tem personagens animais que agem como gente e termina com uma lição de moral.

Mercado
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (7 julho) os resultados da sua Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) relativos a maio. Frente a abril, o volume de vendas do varejo nacional cresceu 1,4%. Os resultados positivos impactaram sete dos oito segmentos analisados pela PMC, inclusive o de Livros, jornais, revistas e papelaria que apresentou crescimento de 1,4% na passagem de abril para maio, segunda taxa positiva consecutiva, após 14 meses de resultados negativos.

Mercado 2
No acumulado do ano, no entanto, o segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria apresenta variação negativa de 27,3%. Aqui vale ressaltar que esse índice era de -33,9% no mês passado, o que pode sinalizar diminuição do ritmo de queda. Nos últimos doze meses, a queda soma 31,1% em maio.

Netflix
Novidades no serviço pago de streaming Netflix. Nesta quinta-feira (8), o catálogo apresenta as séries “Elize Matsunaga: Era uma vez um crime”, um documentário que revisita o crime que chocou o país: o assassinato e esquartejamento do presidente da empresa Yoki, Marcos Matsunaga, por sua esposa, Elize Matsunaga; e “Resident Evil: No escuro absoluto”. Ambas são produções originais da plataforma.

Deixe um comentário