Índice de preços ao produtor inicia o ano com recuo de 4%

Termômetro do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (Ippa) iniciou 2024 em queda, com recuo de 4% em janeiro frente a dezembro passado, em termos nominais.

Segundo o Cepea, esse resultado reflete as quedas observadas para o Ippa-Grãos (-8,2%) e para o Ippa-Pecuária (-1,2%).

Em contrapartida, houve avanço do Ippa-Hortifrutícolas (5,9%) e estabilidade para o Ippa-Cana-Café (0,1%). Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais caiu 0,3%, logo, de dezembro para janeiro, os preços agropecuários recuaram frente aos industriais da economia brasileira.

No cenário internacional, os preços dos alimentos, cujo índice é divulgado pela FAO, tiveram baixa de 0,9%; enquanto a taxa de câmbio oficial (US$/R$), divulgada pelo Bacen, teve ligeira valorização de 0,2%.

Na comparação com janeiro de 2023, o Ippa/Cepea registra queda importante, de 14,7% – consideravelmente superior à observada para o IPA-OG-DI Preços Industriais, que foi de 4%. Na comparação entre anos, os preços internacionais dos alimentos registraram queda de 10,3%, enquanto a taxa de câmbio nominal recuou 5,6%. Juntos, esses resultados indicam haver certa paridade entre os preços agropecuários domésticos e os internacionais.

****Com informações do Cepea/Esalq