Candidatos à Prefeitura de Guarapuava comentam pesquisa eleitoral

Veja o que dizem os prefeituráveis sobre os números divulgados nesta quarta-feira (21) pela Rádio Cultura, da pesquisa contratada e realizada pela empresa Strapassom e Araújo LTDA (S.A Pesquisas)

A primeira pesquisa eleitoral de Guarapuava, contratada e realizada pela empresa Strapasson e Araújo LTDA (S.A Pesquisas), movimentou o cenário político da famosa “terra do lobo bravo” nesta quarta-feira (21). De acordo com o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o levantamento foi realizado entre os dias 14 e 16 de outubro, e tem confiabilidade de 95%. A margem de erro é de 3,97% para mais ou para menos.

Notando algumas reações ao levantamento, a coluna procurou os sete candidatos à Prefeitura e perguntou: “Como o senhor (a) reagiu aos números da pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira”. Confira os posicionamentos encaminhados:

ANTENOR
“Nosso sentimento, tanto meu quanto do João, é de que a diferença é ainda maior, estamos ainda mais à frente e vamos vencer a eleição”, diz o médico Antenor Gomes de Lima, da coligação Movimento Guarapuava para Todos (PT/MDB/PCdoB).

BURKO
“Eu acho engraçado e as pessoas menosprezaram a inteligência da população. Uma empresa que vende ovos, que vende uma série de outras coisas para o município, empresa especializada em tudo, vende tudo que é tipo de coisa para os municípios, de repente virou uma empresa de pesquisa? Isso é uma piada, é uma afronta à inteligência das pessoas. Eu dou risada, mas acho triste algumas pessoas acreditarem que conseguem enganar a população com esse tipo de baboseira”, diz Vitor Hugo Burko, candidato da coligação Por Você (DEM/Solidariedade/PDT).

JANAÍNA
“Nós avaliamos este resultado com muita naturalidade, ainda mais vindo de uma empresa que presta serviços à Prefeitura de Guarapuava, com vários recebimentos através da Secretaria de Saúde. Estamos tranquilos, pois não refletem a realidade. Questionamos a metodologia e, principalmente, a credibilidade da empresa que realizou este levantamento. Ao que tudo indica, é a primeira pesquisa política realizada pela empresa. Estamos confiantes no nosso trabalho e no sentimento de verdadeira mudança que a população guarapuavana está expressando para estas eleições municipais”, diz Janaína Naumann, da coligação Renova Guarapuava (Republicanos/PSC).

JABUR
“Todos sabem que essa é uma pesquisa forjada. A empresa vendia ovos para a Prefeitura, e o único interesse deles é projetar algum candidato do interesse deles. Coloca o Jabur em último, mas para nós não tem problema. Isso nos dá mais ânimo para trabalhar, e todos sabem que não estou em primeiro, nem em segundo, mas estou ali na terceira colocação, entendeu? Mas tudo bem, nós vamos trabalhar mais, dá mais ânimo para trabalhar. Vamos mostrar que são fajutos, os mesmos que roubam Guarapuava continuam enganando a população com pesquisa falsa. Pesquisa não deveria existir”, disse Jabur do Motocross, da coligação Aliança por Guarapuava (PMN/Avante).

GÓES
Através de sua assessoria de imprensa, o candidato Celso Góes, da coligação Guarapuava Cada Vez Melhor (Cidadania/PSDB/PL/PP/PSD/Podemos e Pros), afirma que “prefere não comentar”.

TECCHIO
“Pesquisa é um meio pelo qual alguns tentam convencer muitos de uma opinião que nem sempre fecha com a realidade. Esta pesquisa tem reflexo invertido e diferente do que vemos no dia a dia”, diz André Tecchio, candidato do partido Democracia Cristã (DC).

NORILER
A candidata Luzia Noriler, do partido Patriota, não enviou um posicionamento até o fechamento desta coluna.

REGISTRO
A pesquisa eleitoral realizada da empresa Strapassom e Araújo LTDA, de CNPJ 30.877.802.0001-45, possui registro no TSE (PR-03684/2020) e teve custo de R$ 3,5 mil. A empresa foi contratante e responsável pela realização da pesquisa.

O estatístico responsável, Augusto da Silva Rocha, possui registro no Conselho Regional de Estatística (CONRE n° 7655).

Deixe um comentário