Unicentro tem crescimento de 12% no número de bolsas Capes de mestrado e doutorado

A Universidade Estadual do Centro-Oeste terá 25 novas bolsas, totalizando 236 concessões

A Unicentro, neste ano de 2023, vai contar com 25 novas bolsas de mestrado e doutorado concedidas pelas Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O aumento no número de concessões em relação ao ano passado é resultado, principalmente do desempenho dos programas de pós-graduação da universidade. Mas, além disso, outros fatores são levados em consideração.

“O IDH do município onde o programa ou curso é ofertado, a média de titulados daquele curso específico nos últimos quatro anos, a nota do curso atribuída pela avaliação da Capes. Todos esses elementos compõem, então, o índice que determina o quantitativo de bolsas que cada programa vai receber naquele ano”, complementa o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da universidade, professor Marcos Ventura Faria.

As bolsas de mestrado têm vigência de 24 meses e, as de doutorado, de 48 meses. A seleção dos novos bolsistas, ressalta o professor Marcos, deve atender aos critérios do Programa de Demanda Social e será feita a partir de um processo específico em cada programa.

“Os alunos que ingressaram regularmente no programa podem concorrer, de acordo com as normas estabelecidas pela comissão de bolsas e pelos critérios de classificação. Esse Programa de Demanda Social tem regras próprias que definem quem pode ter a bolsa e quem não pode”.

Com a concessão dessas novas bolsas, a Unicentro que já conta com 211 bolsistas Capes – 112 de mestrado e 99 de doutorado, passa a ter 236. Um aumento de 12%. Esse aporte financeiro concedido aos pesquisadores, segundo o professor Marcos, é fundamental para a consolidação da universidade em termos de produção científica, tecnológica, inovação e formação de recursos humanos de qualidade, aptos a gerar impactos na sociedade. “O quantitativo de bolsas que a Unicentro dispõe vem crescendo e isso é importante para nós, porque a ideia é que nós consigamos ter maior fixação dos alunos na universidade e uma maior dedicação desses estudantes mestrandos e doutorandos nas atividades de pesquisa”.

*Coorc Unicentro

Deixe um comentário