Unicentro tem 43 cursos estrelados na edição 2022 do Guia da Faculdade

Ranking é uma iniciativa do jornal O Estado de S. Paulo e da Quero Educação

A Universidade Estadual do Centro-Oeste teve 43 cursos de graduação, ofertados nos campus de Guarapuava – o Cedeteg e o Santa Cruz – e de Irati, considerados de excelência pelo Guia da Faculdade, uma avaliação dos cursos do ensino superior brasileiros realizada em parceria pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Quero Educação.

Conforme a Unicentro, 29 receberam quatro estrelas – numa escala que vai de um a cinco – e 14 obtiveram três estrelas. “Isto mostra que a Unicentro está no caminho de fortalecer cada vez mais seus cursos, mostra que estamos com cursos de excelência. Então, a Unicentro se sente muito honrada em ter seus cursos aí estrelados e bem estrelados, a sua maioria com 4 estrelas”, avalia o reitor da instituição, professor Fábio Hernandes.

Os cursos com quatro estrelas são: Administração (Guarapuava), Administração (Irati), Agronomia (Guarapuava), Ciências Biológicas Bacharelado (Guarapuava), Ciências Biológicas Licenciatura (Guarapuava), Ciências Contábeis (Guarapuava), Ciências Contábeis (Irati), Ciências da Computação (Guarapuava), Educação Física (Guarapuava), Educação Física (Irati), Engenharia Ambiental (Irati), Engenharia de Alimentos (Guarapuava), Engenharia Florestal (Irati), Farmácia (Guarapuava), Filosofia Licenciatura (Guarapuava), Física Bacharelado (Guarapuava), Fonoaudiologia (Irati), Geografia Bacharelado (Guarapuava), Geografia Licenciatura (Guarapuava), Geografia Licenciatura (Irati), História Licenciatura (Irati), Matemática Aplicada e Computacional (Guarapuava), Matemática Licenciatura (Guarapuava), Matemática Licenciatura (Irati), Medicina Veterinária (Guarapuava), Nutrição (Guarapuava), Pedagogia (Guarapuava), Secretariado Executivo (Guarapuava) e Turismo (Irati).

Já os que receberam três estrelas são: Arte Licenciatura (Guarapuava), Ciências Econômicas (Guarapuava), Enfermagem (Guarapuava), Fisioterapia (Guarapuava), História Licenciatura (Guarapuava), Jornalismo (Guarapuava), Letras Português Licenciatura (Guarapuava), Letras Português Licenciatura (Irati), Pedagogia (Irati), Psicologia (Irati), Publicidade e Propaganda (Guarapuava), Química Bacharelado (Guarapuava), Química Licenciatura (Guarapuava) e Serviço Social (Guarapuava).

Resultado que, de acordo com o diretor de Avaliação Institucional da Unicentro, Angelo Marafon, “é fruto do trabalho conjunto da administração da universidade com os departamentos pedagógicos, com os professores, com os agentes universitários. Isso é bom para demonstrar aos alunos a qualidade dos cursos em que eles estão inseridos”. Angelo ainda destaca que, em 2021, 28 cursos da Unicentro receberam menção no Guia da Faculdade. Um ano depois, esse número aumentou para 43. Isso significa que todos os cursos ofertados nos três campus universitários da Unicentro foram considerados como de excelência nessa quarta edição do ranking. O único bacharelado que não figura no Guia é o de Medicina, que ainda não foi avaliado por não ter formado sua primeira turma.

Foto: Ilustrativa/ANPr

Para a avaliação, o Guia da Faculdade leva em consideração três aspectos: o perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos da produção desse corpo docente; o projeto didático-pedagógico, a partir das características da proposta de ensino do curso; e a infraestrutura – como espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos.

Apesar do resultado positivo, a administração da universidade acredita que a avaliação pode ser utilizada para balizar melhorias nos três aspectos avaliados. É o momento, reforça Angelo, de “fazer uma meta-avaliação desse processo, do que podemos melhorar ainda”. Posição reafirmada pelo reitor, professor Fábio. “Sabemos que ainda podemos melhorar. Temos aí 14 cursos com três estrelas, nossa meta é que na próxima avaliação sejam quatro e muitos dos quatro estrelas sejam cinco”.

Essa “busca da maior qualidade”, enfatiza o professor Ademir Fanfa Ribas, vice-reitor da Unicentro, “da qualidade percebida pela nossa comunidade interna, percebida pela sociedade como um todo, ela tem que ser uma busca constante da universidade. Nós não podemos ficar somente felizes com o resultado. Mas, também, buscar alternativas de alcançar resultados ainda maiores”.

*Coorc Unicentro com edição

Deixe um comentário