Unicentro oferta 570 vagas pelo Sisu neste mês de abril

É neste período que serão realizadas as inscrições, matrículas e convocações dos aprovados. A seleção dos estudantes às vagas disponibilizadas por meio do Sisu será efetuada, exclusivamente, com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020

Abril é um mês muito importante para os candidatos interessados em ingressar nos cursos de graduação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do Ministério da Educação (MEC) para a entrada em universidades públicas do Brasil. É neste período que serão realizadas as inscrições, matrículas e convocações dos aprovados. Em 2021, a universidade disponibiliza 570 vagas para essa forma de acesso.

A seleção dos estudantes às vagas disponibilizadas por meio do Sisu será efetuada, exclusivamente, com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020.

A coordenadora de Processos Seletivos da Unicentro, Maria Mores Pinto, explica quais são os primeiros passos que o futuro acadêmico deve tomar. “Os interessados em ingressar na Unicentro pelo Sisu devem ficar atentos ao período de inscrição para participar deste processo. No site do Sisu e da Unicentro já está disponível o cronograma. As inscrições serão de seis a nove de abril, tudo pelo site do Sisu”.

A Coorps também divulgou o termo de adesão da Unicento ao Sisu, com o detalhamento dos cursos e turnos participantes, com os respectivos semestres de ingresso e número de vagas. Além disso, também constam no documento o número de vagas decorrentes de políticas específicas de ações afirmativas adotadas pela instituição, os pesos e as notas mínimas eventualmente estabelecidos pela instituição para cada uma das provas do Enem, em cada curso e turno. “A leitura do termo de adesão é muito importante, porque nele estão contidas todas as informações sobre os cursos ofertados, o número de vagas – tanto na concorrência ampla, quanto no sistema de cotas – e também a documentação necessária para as matrículas”, destaca Maria.

Ainda no mês de abril estarão abertas as inscrições para a lista de espera do Sisu, caso haja vagas remanescentes. Neste período, o estudante deverá manifestar o interesse em participar. “As vagas remanescentes do Sisu são preenchidas por uma lista de espera. O prazo para participar desta lista será de 13 a 19 de abril. O candidato deve acessar o site do Sisu e manifestar o seu interesse em participar da lista de espera. É muito importante que o candidato fique atento às datas, que são determinadas pelo próprio Sisu”, diz Maria.

MATRÍCULAS
As matrículas da chamada regular serão realizadas de 14 a 19 de abril. Já as convocações dos candidatos em lista de espera terão início a partir do dia 23 de abril.

O cronograma de inscrição, seleção e matrícula dos estudantes está disponível no site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/).

No caso da Unicentro, o edital de convocação poderá ser conferido no site da universidade. Nele, os candidatos aprovados poderão, também, se informar sobre a documentação necessária para a matrícula. É de responsabilidade exclusiva do estudante a observância dos procedimentos e prazos estabelecidos nos editais e nas normas que regulamentam o Sisu, bem como os respectivos horários de atendimento na instituição e a apresentação dos documentos exigidos para a matrícula.

**********Reportagem: Unicentro, com edição