Unicentro inaugura Centro de Simulação Clínica do curso de Medicina

No espaço, serão realizadas atividades de ensino, pesquisa e extensão

Um importante passo para a estruturação do curso de Medicina da Unicentro foi dado com a inauguração do Centro de Simulação Clínica, localizado no campus Cedeteg, em Guarapuava. 

O início do funcionamento do espaço contou com as presenças do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona; do deputado estadual Artagão Júnior; do reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes; além de docentes, agentes universitários e acadêmicos.

Com 320 m², o prédio do Centro de Simulação Clínica do curso de Medicina conta com laboratório de atividades práticas, quatro consultórios, três salas de monitoramento, sala de procedimentos, sala de orientações, almoxarifado, salas da chefia, secretaria do departamento e sanitários. No espaço serão realizadas atividades de ensino, pesquisa, extensão e, também, administrativas do curso de Medicina.

O espaço é inovador e permitirá aos estudantes do curso o desenvolvimento de habilidades clínicas e o aprendizado em procedimentos médicos. “O ensino médico tem se beneficiado das novas tecnologias, permitindo aos futuros médicos um aprendizado dinâmico preservando a dignidade dos pacientes. Esse Centro de Simulação coloca a Unicentro na vanguarda de tecnologias do ensino de habilidades clínicas, sem dúvida alguma. É o início de um grande sonho de construir, ao longo dos anos, um Centro de Simulação que permita o ensino não apenas de estudantes, mas também que seja referência na capacitação de médicos das diferentes especialidades, bem como de outros profissionais da saúde, com impacto direto na qualidade assistencial na saúde de Guarapuava e sua região”, declarou o chefe do Departamento de Medicina da Unicentro, David Livingstone Alves Figueiredo.

Inauguração foi acompanhado por entes políticos e por servidores da universidade (Foto: Coorc)

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, celebrou a inauguração do espaço encarado como decisivo nos processos de ensino-aprendizagem para estudantes e profissionais da área de medicina da universidade. “Este é um momento bastante feliz. A Unicentro tem esse dom de transformar os recursos e multiplicar, muita gente se empenha e aqui está uma brilhante obra. É momento de festejar, dizer aos nossos estudantes do curso de Medicina que nós vamos juntos vencer todos os desafios e eu tenho certeza que vocês serão profissionais que vão auxiliar na mudança da nossa região, trazendo mais profissionais para todas as cidades de Guarapuava e região. A Unicentro nunca parou e não vai parar. A Unicentro vai continuar transformando a nossa realidade e a nossa região”.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, enalteceu o esforço de todos que, ao longo dos anos, se dedicaram para a implantação do curso. “Este Centro de Simulação é, sem dúvida nenhuma, o coração da parte inicial formativa do curso, é uma grande conquista, é um investimento expressivo que nós conseguimos viabilizar e disponibilizar. Eu não tenho dúvida, nós já estamos formando e continuaremos formando os melhores médicos do nosso estado, com o comprometimento e a dedicação de todos. As condições materiais estão postas, a garra e o comprometimento das pessoas é visível e o resultado será o melhor possível”, avalia.

Construído e equipado com recursos do Governo do Estado do Paraná, o Centro de Simulação Clínica também contou com grande contribuição do deputado estadual Artagão Júnior, via indicação orçamentária. Durante a inauguração, Artagão rememorou a parceria antiga com a Unicentro, parabenizou a direção da universidade e incentivou os acadêmicos presentes. “Hoje, sem dúvida alguma, é dia de festa. Hoje, sem dúvida alguma, é dia de comemoração. A profissão de cada um de vocês, sobretudo aqui os futuros médicos, vai fazer muita diferença na vida das pessoas, não só pela formação que vocês terão em uma das melhores universidades do Brasil, mas porque aqui vocês não aprendem apenas a técnica, mas também a humanização e a capacidade técnica com a acessibilidade humana faz diferença na vida das pessoas”, finaliza.

Deixe um comentário