Unicentro é destaque em inovação no Paraná, segundo o RUF 2023

Em 89º lugar no Ranking das Universidades da Folha de São Paulo (RUF), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) subiu 11 posições em relação à última edição realizada em 2019 – a pandemia de Covid-19 obrigou a fazer esse intervalo de quatro anos nesse indicador.

O ranking leva em consideração cinco critérios de avaliação, que vão desde a ensino e pesquisa até o mercado de trabalho. Para o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, figurar entre as 90 melhores instituições do Brasil é uma felicidade, mas também um incentivo para sempre continuar avançando. “Isso realmente nos deixa muito felizes, mas com a missão de melhorarmos ainda mais para estarmos em posições ainda melhores”, pontua, via Comunicação da Unicentro.

Ano a ano, o objetivo da Unicentro é investir na qualidade de ensino para ser um exemplo na educação do ensino superior. Para isso, destaca o reitor, uma das ações em andamento, e que terá reflexo futuramente, é a atualização das matrizes curriculares. “Nossas matrizes curriculares foram atualizadas há pouco tempo, então vamos ter o reflexo disto daqui a pouco. Nosso objetivo é termos cursos ainda melhores no sentido da formação, mas também em um espectro maior”.

O investimento em infraestrutura e pessoal também faz parte dessas ações de melhoria. “Estamos com a perspectiva de nomeações de concursos, nomeações de docentes e agentes universitários e, com isso, a nossa pesquisa e a nossa extensão tendem a ampliar em quantidade e, quem sabe, também melhorar nos seus resultados”, complementa.

Para o RUF 2023, foram consideradas 203 universidades em todo o país. O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, destaca a importância desses rankings para tornar a universidade mais conhecida nacionalmente, principalmente por estudantes que não teriam acesso à instituição. Para ele, a boa colocação no RUF 2023 é vista como uma motivação. “Nós estamos no interior do Paraná, uma universidade ainda jovem, mas que chega a números consideráveis, avaliando o quantitativo de universidades que foram pesquisadas e foram ranqueadas neste movimento. É claro que isso nos motiva, nos alegra e faz com que a gente queira trabalhar cada vez mais, buscando cada vez mais eficiência e eficácia”, destaca.

DESTAQUE EM INOVAÇÃO
Pelo segundo ano consecutivo, a Unicentro foi destaque em inovação no Ranking de Universidades da Folha de São Paulo. Nesse tópico, a instituição ficou em 2° lugar entre as instituições públicas de ensino superior do Paraná e em 27º lugar em âmbito nacional. Neste critério, o ranking leva em consideração o número de patentes pedidas pela universidade e a quantidade de pesquisas em parceria com o setor produtivo.

Dentro da universidade, há diversos espaços dedicados a este segmento, como a Novatec, que é a Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro, que tem como objetivo apoiar a criação e o desenvolvimento de pequenas empresas de base tecnológica e oferecer total apoio, assistência e capacitação para as pessoas com ideias inovadoras e empreendedoras. Há também o Inovalab, Laboratório de Inovação da Unicentro, que desenvolve projetos voltados para a Inovação com parceiros da cidade de Guarapuava e região.

Esse destaque em Inovação, segundo Ademir, é um reflexo da busca dos próprios estudantes que chegam à universidade. “Nós somos uma universidade que tem pessoas com características de inovação, de ciência e tecnologia, principalmente por uma característica dos nossos estudantes, ou da nova geração de estudantes, que vem sempre buscando algo mais ágil, mais rápido e tudo isso busca inovação”, pontua o vice-reitor.

****Com informações e reportagem da Comunicação/Unicentro