Estudante do campus Guarapuava da Utfpr recebe prêmio de Iniciação Científica

Melhor pesquisa nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Arquitetura no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sicite) da Utfpr é do estudante Crystian Daniel Paz e da orientadora Rúbia Mara Bosse

O estudante Crystian Daniel Paz e a orientadora Rúbia Mara Bosse foram premiados como melhor pesquisa nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Arquitetura no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sicite) da Utfpr realizado em Ponta Grossa na última semana.

O trabalho premiado investigou o comportamento da estrutura de torres metálicas de transmissão de energia sujeitas a esforços laterais, como o vento ou até mesmo terremotos.

“Foi muito gratificante trabalhar nessa iniciação científica, fiquei muito feliz com o prêmio. É muito bacana poder aplicar o que você estuda em sala de aula, foi um período de bastante aprendizado trabalhar na pesquisa”, destacou o estudante de Engenharia Civil, Crystian Daniel Paz.

Esse é o primeiro prêmio da Utfpr Guarapuava que teve o estudante como bolsista de Iniciação Científica com recursos internos campus. Foram 1.297 trabalhos submetidos aos seminários de Extensão e Inovação (SEI) e Iniciação Científica e Tecnológica (Sicite), sendo 581 para apresentação virtual e 716 de modo presencial. A melhor obra por área foi premiada, sendo 22 entre 939 do Sicite.

“Aqui, no sul do Brasil, estamos sujeitos a ventos até tornáticos, a ideia é estudar o que acontece quando essas estruturas leves, metálicas, sofrem muitas modificações pelo esforço do vento e que pode gerar prejuízos como deixar uma região sem energia por um tempo”, explicou a professora e orientadora do trabalho Rúbia Mara Bosse.

FOMENTO DO CAMPUS GUARAPUAVA
O primeiro prêmio da Utfpr Guarapuava no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sicite) concorreu entre 90 trabalhos dos 13 campi universitários nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Arquitetura. A bolsa de iniciação científica concedida ao estudante Crystian Daniel Paz foi resultado de um edital com recursos internos do Campus.

“Nós acreditamos muito que a Iniciação Científica tem esse potencial transformador, de formação de um cientista, de um pesquisador e também uma formação de cidadania, de responsabilidade, de autonomia. Esse prêmio abrilhanta um fluxo de trabalho que começou há mais de dois anos que estamos fomentando com recursos da Diretoria de Pesquisa de Guarapuava”, destacou a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação (Dirppg), Joice Kuritza.

A cada ano, o SEI-Sicite é promovido por um campus dos 13 campi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Utfpr). Para 2024, a próxima edição foi anunciada que será em Francisco Beltrão.

SERVIÇO
O trabalho completo está no link: https://seisicite.com.br/storage/seisicite-trabalhos-finais/297-923e2a2be9190e67ef62a92422740016caf1f246ba9039eee8abc4ceff01565d.pdf