Unicentro divulga chamadas para projetos na Suíça e mobilidade com universidade da Argentina

Editais estão disponíveis no site do Escritório de Relações Internacionais

Encerram nos próximos dias uma série de inscrições para chamadas e projetos em parceria com universidades estrangeiras, divulgadas pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unicentro. Neste período estão abertas quatro oportunidades para a internacionalização com universidades da Suíça e da Argentina, e através do Santander Universidades.

“Por meio do ERI, nós estamos divulgando uma série de oportunidades de bolsas e pesquisa com parcerias internacionais, uma delas se trata de bolsas de pesquisa na Suíça, liderada pela Universidade de St. Gallen, através do seu Centro Latinoamericano-Suíço. O objetivo dessas bolsas de parceria de pesquisa é fortalecer ou iniciar o intercâmbio científico entre pesquisadores de instituições suíças e latinoamericanas. É uma oportunidade de pesquisa bastante interessante, tem um financiamento em torno de 10 mil a 25 mil francos e, enfim, para quem já tem alguma parceria com uma universidade da Suíça seria uma excelente oportunidade”, explica a coordenadora do Escritório, Cibele Krause Lemke.

Nas páginas do Facebook e Instagram do ERI está disponível um guia de perguntas e respostas. No dia três de junho, será realizado um webinário, oportunidade em que os interessados poderão tirar dúvidas sobre a chamada e a documentação.

Outra chamada relacionada à Suíça vem da Universidade de Lausanne (Unil), que está ofertando duas bolsas para a Escola de Verão denominada “Health equity in chaotic times: velhas realidades, novos desafios”. O evento será realizado de seis a 10 de setembro e as inscrições encerram no dia 31 de maio.

 “Essas bolsas serão desenvolvidas, ou seja, os estudantes que forem contemplados trabalharão no campus da Universidade de Lausanne no período de seis a 10 de setembro de 2021. As bolsas cobrem os custos da viagem, da acomodação e outras taxas escolares. Especialmente, essas bolsas são destinadas a estudantes de mestrado e doutorado nas áreas da saúde, saúde pública, ciências sociais, políticas e trabalho social e também estudantes que são da área do direito, economia e relações internacionais. A escola de verão propõe uma análise global e sistemática do conceito de equidade na saúde através de diferentes temas específicos do dia a dia”, detalha Cibele.Os requisitos e as informações necessários para inscrição podem ser encontrados no site da Universidade de Lausanne.

Outra ótima oportunidade disponível é a de mobilidade virtual internacional ofertada pela Universidade Nacional de Comahue (UNCo), da Argentina. A mais antiga universidade pública estabelecida na Patagônia conta com 17 unidades acadêmicas, nas seguintes áreas: Humanidades, Ciências da Educação, Ciências Econômicas, Psicologia, Ciências e Tecnologias Alimentares, Ciências Ambientais e Saúde, Turismo, Engenharia , Informática, Direito e Ciências Sociais, Comunicação, Letras, Ciências Agrárias, Minas, Educação Física, Aquicultura, Biologia, entre outras áreas. “Essa oportunidade de mobilidade é virtual, na qual o estudante cursa as disciplinas de forma online. Os requisitos para participar dessa mobilidade são ter bom desempenho acadêmico; ter sido aprovado em 40% das disciplinas correspondentes ao plano de estudos do seu curso – então, esse aluno tem que estar basicamente no terceiro ano dos cursos; e ter um bom domínio de espanhol”, explica Cibele. Os acadêmicos da Unicentro interessados devem entrar em contato com o ERI até o dia 30 de maio.

Interessados em tecnologia e que desejam desenvolver seus conhecimentos para entrar no mercado de trabalho podem se inscrever no novo programa do Santander Universidades. “O ERI está divulgando o programa de bolsas Santander Bootcamp, que é um programa que contempla 50 mil bolsas de especialização em Tecnologia da Informação, com vistas a um aprendizado dinâmico e uma jornada de programação online com duração de 75 dias”, afirma Cibele.

O programa terá desafios nas linguagens fullstack, java+angular e mobile kotlin, além de mentorias e jornadas colaborativas com profissionais de destaque do Santander, que poderão captar os melhores talentos para oportunidades no banco. As inscrições para o Santander Bootcamp vão até o dia três de junho e devem ser feitas na plataforma do Becas Santander.

Além da divulgação, o ERI também dá apoio a docentes, discentes e agentes interessados em participar de projetos e programas internacionais. Todos os links e mais informações estão disponíveis na página principal do ERI no site da Unicentro. Todas as chamadas, propostas internacionais e ações realizadas pelo Escritório de Relações Internacionais também estão nas redes sociais, no Instagram e Facebook. Para tirar dúvidas ou solicitar informações, os interessados também podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]