Testagem de pacientes suspeitos de covid segue em sistema ‘drive thru’

Os testes agendados pelo call center e a definição do tipo do exame, se será teste rápido (realizado através da coleta de uma gota de sangue) ou PCR (coletado pelas narinas), depende da data de início dos sintomas

Desde o início da pandemia da Covid-19, em meados de março, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a estratégia de testagem de pacientes suspeitos de Covid-19 que estão em monitoramento via call center. 

Os pacientes que apresentam sintomas da doença são agendados pelo call center para fazer a coleta amostras pelo sistema drive thru (dentro do carro). As equipes realizam os testes todas as segundas, quartas e sextas (do tipo PCR) e terças e quintas, do teste rápido da Covid, no Ginásio Joaquim Prestes, no período da tarde.

“Realizamos uma média de 400 testes rápidos e 550 exames de PCR por semana, em sistema drive thru (atendimento através do carro) que acontece todos os dias no estacionamento do Ginásio Joaquim Prestes. A testagem dos pacientes sintomáticos monitorados permite termos uma visão objetiva da situação da pandemia em Guarapuava”, destaca o secretário municipal de saúde, Jonilson Pires.

Os testes agendados pelo call center e a definição do tipo do exame, se será teste rápido (realizado através da coleta de uma gota de sangue) ou PCR (coletado pelas narinas), depende da data de início dos sintomas.

“Ambos os tipos de testes são confiáveis, a diferenciação acontece conforme a data de início dos sintomas, sendo indicado o PCR para 3 até 7 dias do início dos sintomas e teste rápido a partir do 8º dia”, ressalta a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Chayane Andrade.

CALL CENTER

A Secretaria de Saúde informa ainda que o call center funciona todos os dias da semana, com ligações gratuitas, através do 0800 642 0019, das 8h às 23h. A eventual demora no atendimento deve-se ao congestionamento das linhas, que estão recebendo um alto volume de chamadas nos últimos dias.