Projeto “Cientista Kids” é desenvolvido nas escolas municipais e CMEIs de Guarapuava

De acordo com a idealizadora do projeto, Rejane Corrêa Luz, a ideia é despertar nas crianças o gosto pelo estudo das Ciências

Com o intuito de estimular o interesse e a curiosidade das crianças em relação à ciências, a secretaria de Educação de Guarapuava promove mais uma edição do “Cientista Kids”.

O projeto existe desde 2017,  mas contemplava apenas alunos dos CMEIs. No entanto,  a partir deste ano, começou a ser desenvolvido também nas escolas municipais. Agora, participam turmas do berçário ao Infantil V. 

A assessora da educação infantil e idealizadora do projeto, Rejane Corrêa Luz, destacou a importância do Cientista Kids na formação das crianças. “A ideia é despertar no pequeno cientista o gosto pelo estudo das Ciências. Além disso, educadores, professores e educandos participaram de projetos de pesquisas, unindo ambiente familiar às unidades escolares, partilhando situações de aprendizagem. Pois [entendemos que] o conhecimento vem com a experiência que a criança vive no ambiente escolar, onde o brincar e o experimentar são excelentes oportunidades para aprender”, explicou. 

A aluna Júlia de Souza, do Pré II, da Escola Municipal Hildegard Burjan, conta como está sendo a experiência. “Eu gosto muito de fazer esse experimento. O nome desse projeto é tornado e é quando faz um redemoinho igual um funil. Ele acontece quando o tempo está quente”, detalhou a criança. 

O projeto está sendo realizado em todas as escolas municipais e CMEIs da cidade. Ao todo, são 68 instituições participantes. As amostras das experiências desenvolvidas pelas crianças são abertas para visitação dos pais e também da comunidade. Esses visitantes realizam uma votação para a escolha de um dos projetos apresentados. Duas crianças de cada instituição, irão representar suas escolas no fim do projeto, em um evento que será no dia 30 de Junho, das 13h30 às 16h30, no Shopping Cidade dos Lagos. 

*Secom/Pref. de Guarapuava