Programa Potencial Feminino forma 100 novos profissionais

Mulheres e homens receberam o certificado de conclusão de cursos profissionalizantes promovidos pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) promoveu na quinta-feira (15) a cerimônia de conclusão dos cursos profissionalizantes do Programa Potencial Feminino, em seu eixo itinerante, nas áreas de gastronomia, moda e mecânica. O evento ocorreu no Salão de Eventos da Igreja Ucraniana, no distrito do Guairacá.

Durante a cerimônia de abertura, os formandos e seus convidados assistiram à apresentação do Coral Municipal, sob a regência do maestro Fernando Antônio Pinto. No total, 100 formandos, entre homens e mulheres, receberam o certificado de conclusão dos cursos de confeitaria, elaboração de salgados, panificação, corte e costura e noções de mecânica.

A secretária interina de Políticas Públicas para as mulheres, Aline Remes de Carvalho, que na cerimônia representou o prefeito Celso Góes, ressaltou o compromisso em criar um ambiente favorável à inovação e ao crescimento, investindo em infraestrutura e políticas públicas com foco nas mulheres. Além disso, ela destacou o papel do programa na busca pela igualdade de gênero no município.

“O objetivo da Secretaria da Mulher é ter uma cidade em que haja igualdade, onde todos tenham os mesmos direitos e oportunidades. Não buscamos nos sobrepor, queremos ser iguais. O Potencial Feminino Itinerante foi criado justamente para oferecer oportunidades às mulheres, para poderem adquirir novas habilidades ou aprimorar as que já possuem informalmente. Acredito que este curso realmente vai mudar a vida de muitas pessoas”, disse.

Patrícia de Lima, uma das diplomadas do Potencial Feminino no curso de confeitaria, realçou a importância do estudo para a transformação social: “Sabemos que ainda há muitas barreiras a serem superadas. E a educação é uma das ferramentas mais poderosas que temos para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento feminino”, afirmou. 

O programa contou com a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), representado na cerimônia pela gerente executiva Marta Gavanski Harmatiuka, e do Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Guarapuava, representados pelo coordenador de educação, Marcos Maria.

Os formandos destacaram que toda a experiência em seus cursos foi enriquecedora e que a oportunidade de participar de um programa gratuito oferecido pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres não apenas contribuiu para suas carreiras profissionais, mas também para seu desenvolvimento pessoal.

Sobre isso, Aline Remes de Carvalho destacou que o Programa Potencial Feminino não apenas capacita novos profissionais, mas também busca estabelecer parcerias para apoiar os participantes em sua jornada após a conclusão dos cursos. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMD) é uma dessas parcerias, oferecendo suporte aos formandos em sua entrada no mercado de trabalho.

“Com os conhecimentos adquiridos, nós nos sentimos mais confiantes e preparados para enfrentar os desafios futuros, contribuindo assim para o desenvolvimento da cidade e da sociedade”, finalizou a, agora, confeiteira Patrícia.

*Secom Guarapuava com edição

Deixe um comentário