Prefeitura começa a castrar cães e gatos no bairro Jardim das Américas
A castração segue até a próxima terça-feira (31), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) das Artes, na rua Judite Bastos de Oliveira, para os moradores que já realizaram o cadastro
O programa CastraPet é uma iniciativa do Governo Estadual em parceria com as prefeituras. Essa é a primeira vez que Guarapuava recebe o programa que contemplou o bairro Jardim das Américas. Disponibilizando uma estrutura completa, com uma equipe de veterinários, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), o programa atende população de baixa renda, protetores e Ongs.
Pensando em manter o controle populacional e a proliferação de zoonoses (doenças infecciosas transmissíveis), a ação contemplará 347 animais. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo a escolha do bairro visou justamente para reduzir o grande índice de abandono e maus tratos nessa região, pois grande parte dos pedidos de resgate vem do Jardim das Américas. “Atingimos a nossa meta dos 347 animais cadastrados. É um bairro com grande número de cães e gatos abandonados ou atropelados. E, tenho certeza que agora, vamos conseguir reduzir esse índice”, explanou.
A Diretora do Canil Municipal, Ivana Martins, complementa. “Realizamos muitos atendimentos nesta localidade. E, tivemos um número significativo de cadastros que iniciaram há duas semanas e agora seguimos com as castrações”, completou.
Jandira Camargo, moradora do bairro Jardim das Américas, trouxe dois cachorros, na manhã desta quinta-feira (26), para participar do processo de castração de cães e gatos, realizado pelo Canil Municipal de Guarapuava.
“Eu adotei cinco cachorros que ficavam na rua, é desumano as pessoas que adotam e abandonam. Devemos cuidar da saúde dos nossos pets, por isso estou muito contente com o trabalho que está sendo realizado hoje, sem contar que é gratuito para população”, relatou.
O prefeito Municipal, Celso Góes, acompanhou o início do mutirão e destacou a importância dos recursos recebidos provenientes de emendas da deputada estadual, Cristina Silvestri que, por meio deles, foi possível ampliar o número de animais de estimação contemplados com o programa. “É de extrema importância a união entre a prefeitura e os deputados. A prefeitura está unida com todas as secretarias trabalhando juntos em prol de nossos guarapuavanos, principalmente por causas como estas, precisam cuidar de seus bichinhos e muitas vezes não tem condições”, disse.
“É uma alegria muito grande pra mim, quem me conhece sabe o quanto eu luto por esses animais e do amor que eu tenho por eles. E, vimos a necessidade de trazer o CastraPet aqui, um programa que irá auxiliar, atendendo as demandas da população que relatam grande índice de abandonos e maus tratos dos animais”, finalizou a Deputada Estadual Cristina Silvestri.
A castração segue até a próxima terça-feira (31), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) das Artes, na rua Judite Bastos de Oliveira, para os moradores que já realizaram o cadastro.
********Informações da Secretaria de Comunicação (Secom), com alterações