Prefeito se reúne com representantes de entidades para debater a situação da pandemia

A reunião ocorreu nesta terça-feira (18) com a participação de vereadores e representantes de mercados, comércio, bares e restaurantes

Devido ao cenário atual do grande aumento no número de casos positivos de Cobid-19 em Guarapuava, o prefeito Celso Góes se reuniu nesta terça-feira (18), com vereadores e representantes de mercados, comércio, bares e restaurantes para debater, orientar e reforçar as medidas restritivas no combate ao avanço da epidemia do coronavírus.

“Esse encontro é importantíssimo nesse momento, em que estamos com alto índice de transmissão do vírus, queremos fazer um apelo para que as medidas restritivas continuem sendo feitas com o distanciamento social, álcool em gel e principalmente o uso de máscara, queremos que todos os setores nos auxilie cobrando a população para que possamos diminuir os casos em Guarapuava “, enfatizou o prefeito. 

“O uso de máscara é cientificamente comprovado que ajuda a diminuir a transmissão, assim como lavar as mãos, usar álcool em gel e manter o distanciamento social. Por isso, reforçamos que todos esses cuidados sejam mantidos, principalmente o uso da máscara, em todos os lugares, seja público ou privado”, complementou o secretário de Saúde, Jonilson Pires.

O presidente da Câmara, João Napoleão, ressaltou que o processo de combate ao coronavírus encara desafios que mudam a cada momento, mas que cada um pode fazer a sua parte.  “Nós estamos há quase três anos de pandemia e cada um sabe o seu papel e a forma que precisa agir mediante a tantos casos ativos. Reforçamos a toda população para que cuide-se para não contrair o coronavírus. E parabenizo a saúde por todo trabalho realizado e a dedicação para atender a população”, disse.

Na reunião, a presidente da ACIG, Elaine Scartezini, o vice presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarapuava (CDL),  Mauro Claudio Temoscho, o presidente da Abrasel, Ronaldo Boese afirmaram que vão orientar o setor de comércio para que retome as medidas. “Estamos tomando os cuidados já apresentados no início da pandemia. Sabemos que todo esse momento enfrentado agora é reflexo das festas realizadas no recesso do final de ano, por isso pedimos o auxílio dos colaboradores para retomarmos todas as medidas de prevenção”, pronunciou Elaine. 

BALADA SEGURA

Como forma de prevenção, o setor de eventos durante a reunião, explicou que pretende realizar uma campanha, a “Balada Segura”, seguindo os protocolos de segurança. “A balada segura trará mais tranquilidade e segurança a população, com dispenser automático de álcool Gel com medidor de temperatura e a orientação para que permaneça utilizando máscara o tempo todo. Além disso, vamos autorizar a entrada, apenas de quem apresentar a carteirinha de vacinação comprovando a imunização completa contra a Covid-19”, explicou Orivaldo Chagas, representando o Centro de Eventos Cidade dos Lagos. 

Como precaução a medidas restritivas, o prefeito apresentou também aos representantes de diferentes setores, a nova assistente virtual, SARA, que dará suporte às pessoas infectadas pelo novo coronavírus e facilitará o acesso às orientações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Estamos dando todo suporte necessário à população. Com a SARA, disponibilizamos mais de 24 mil consultas com especialistas que vão ajudar a direcionar as demandas e dar uma resposta mais rápida a quem precisa”, finalizou o prefeito, pedindo o envolvimento de todos os setores na divulgação das informações sobre prevenção.

COMO ACESSAR ASSISTENTE VIRTUAL “SARA” 

O site da prefeitura de Guarapuava conta com um chat na página inicial. A “SARA” ficará disponível para contato 24 horas e não tem limite de usuários que podem ser monitorados ao mesmo tempo. Para iniciar o atendimento, basta clicar no ícone no canto inferior direito e preencher o formulário.

Após a assistente virtual receber as informações do paciente, os dados serão encaminhados automaticamente para a equipe do call center,  que faz a marcação de exames e encaminhamento para consultas, quando necessário. Os testes serão agendados para coleta no Ginásio Joaquim Prestes

O formulário de respostas é avaliado pela equipe médica que fará contato via whatsapp com o paciente, dando prioridade no atendimento, conforme os sintomas existentes. Além disso, a plataforma também permite esclarecer dúvidas a respeito da Covid-19 e da vacinação.

***Secom/Pref. de Guarapuava com edição