Mais de 20 mil guarapuavanos são imunizados nas primeiras semanas de janeiro

A expectativa é que, até a próxima segunda-feira (17), chegue o primeiro lote de vacinas para crianças. A quantidade ainda não foi informada

Em 9 dias de vacinação neste mês de janeiro, 22.897 pessoas buscaram as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Guarapuava para receber a vacina contra a Covid-19. Desse total, 16.902 tomaram a 3ª dose, um aumento de 69% de aplicação dessas doses de reforço em comparação com o total alcançado até 30 de dezembro de 2021.

A grande procura zerou os estoques do imunizante da Pfizer, indicadas para aplicação de primeiras e terceiras doses. O município aguarda o recebimento de novo lote encaminhado pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA) para dar continuidade à vacinação. Ainda não há previsão de quando isso deve ocorrer.

A expectativa é que, até a próxima segunda-feira (17), chegue o primeiro lote de vacinas para crianças. A quantidade ainda não foi informada. O imunizante deve ser destinado para crianças com idade entre 11 e 5 anos, tendo como grupo prioritário, as crianças imunocomprometidas e com comorbidades. O calendário de vacinação desse público ainda será divulgado.

A Secretaria de Saúde enfatiza que a vacina não impede de pegar o vírus, mas ajuda a evitar o aparecimento de sintomas graves. Nesta quinta-feira (13), Guarapuava atingiu 83,07% de guarapuavanos com, ao menos, a primeira dose, 67,93% com a segunda e 22,16% com a terceira dose de reforço.

Nesta sexta-feira(14), estão sendo aplicadas apenas as segundas doses da AstraZeneca e Janssen nas UBS’s da cidade.